Enunciado

No ar o radical NO reage com O2. Qual é o produto mais provável da reação? Responda à questão desenhando as estruturas dos reagentes e dos produtos.

Passo 1

Vamos iniciar fazendo a estrutura de lewis dos reagentes

Radical NO e O2

Passo 2

A reação é:

Sabemos que o radical é extremamente reativo. Quando olhamos, percebemos que o radical está na molécula de Nitrogênio e obviamente é onde os átomos de O irão se ligar.

Conhecendo essa reação, percebe-se que o produto dela é NO2, visto que a ligação dupla das duas moléculas não precisará ser quebrada, o que demandaria muito mais energia, portanto, para completar esta reação, nos resta desenhar a estrutura do NO2.

Passo 3

Vamos montar a estrutura de Lewis do NO2.

Temos essa estrutura de ressonância como resultado. Ela pode ser respresentada como duas ligações duplas com o Oxigênio , sendo uma pontilhada.

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

2.46 – Escreva as estruturas de Lewis que contribuem para o híbrido de ressônancia do íon guanadínio, C(NH₂)₃⁺.
2.60) Determine o número de pares de elétrons (ligantes e desemparelhados) do átomo de iodo em (a) PCl3; (b) PCl5; (c) PCl4+; (d) PCl6-.Resolução 2.6-Para solucionar este exercício é necessário conhec
A seguinte estrutura de Lewis foi desenhada para um elemento do Período 3. Identifique o elemento.
2.59) Determine o número de pares de elétrons (ligantes e desemparelhados) do átomo de iodo em (a) ICl2+; (b) ICl4-; (c) ICl3; (d) ICl5.Resolução 2.59Para solucionar este exercício é necessário conhec
2.47 – Escreva as estruturas de Lewis que contribuem para o híbrido de ressonância do cloreto de nitrila, ClNO₂ ( N é o átomo central).