Enunciado

Cada uma das caixas abaixo tem ou uma mistura, ou um único composto, ou, ainda, um único elemento. As esferas azuis representam átomos de um elemento e as esferas verdes, átomos de outro elemento. Identifique, em cada caso, o tipo de conteúdo.

Passo 1

  1. Oi, galerinha! Tudo bom? Vamos começar analisando a caixa A!
  2. Repara que ela contém esferas verdes sozinhas, indicando a presença de um elemento sozinho. Mas também há esferas verdes ligadas a esferas azuis, indicando a presença de um composto químico.

    Deste modo, nós temos uma mistura de um composto com um elemento único.

    Passo 2

  3. Já na caixa possui apenas esferas verdes isoladas, sem se combinarem com outros

elementos químicos, em que se adequa ao conceito de elemento químico. Ou seja, temos um elemento único.

Resposta

  1. Uma mistura de compostos químicos.
  2. Um elemento químico.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique as seguintes substâncias como elementos, compostos moleculares ou compostos iônicos: (a) NiO2, (b) NaF, (c) Xe (d) P4, (e) NH3, (f) CO.
Escreva a fórmula de um composto formado pela combinação de (a) Al e Te; (b) Mg e O; (c) Na e S; (d) Rb e I.
126. A afinidade eletrônica do túlio foi medida por espectroscopia eletrônica de fotosseparacao ( ´´ fotodetachment´´) a laser. Nesta técnica, um feixe gasoso de ânios de um elemento é bombardeado com
Um elemento do grupo principal e do Período 3 forma os seguintes compostos iônicos: E B 3eE 2 O 3 (a) A que grupo o elemento E pertence? (b) Escreva o nome e o símbolo do elemento E.
Um elemento do grupo principal e do Período 3 forma os seguintes compostos iônicos: H 2 Eeoc o m p o s t oi ô n i c oN a 2 E ô (a) A que grupo o elemento E pertence? (b) Escreva o nome e o símbolo do