Enunciado

Classifique cada uma das reações seguintes como adição ou substituição e escreva a equação química: (a) Hidrogênio reage com 2-pentano na presença de catalisador de níquel.

Passo 1

A reação de hidrogênio com 2-penteno na presença de catalisador de níquel é uma reação de adição, que é quando um átomo ou um grupo de átomos adicionado a molécula original, geralmente no lugar onde a dupla ou tripla ligação está. O catalisador de níquel ajuda a reação acontecer mais rápido.

Passo 2

Como sabemos que é uma reação de adição podemos escrever a reação, lembrando que um átomo de hidrogênio adicionado no lugar que a dupla ligação está.

Resposta

adição,

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Pode-se preparar bromo-nitro-benzenos por nitração do bromo-benzeno ou por bromação do nitro-benzeno. Será que essas reações darão o mesmo produto (ou distribuição de produtos). Se não, como os produt
O composto C18H38 é um componente do óleo combustível que pode ser convertido em dois compostos a serem usados como gasolina. Os compostos têm fórmula CnH2n+2 e CnH2n com o mesmo valor de n em ambos.
Dê as estruturas de Lewis para as seguintes moléculas e identifique-as como alcano, alqueno ou alcino (c)CH2CHCH2CH3.
Dê as estruturas de Lewis para as seguintes moléculas e identifique-as como alcano, alqueno ou alcino (e)CH2CHCH2CHCH2.
Dê as fórmulas moleculares e identifique-as como alcano, alqueno, alquino ou hidrocarboneto aromático: