Enunciado

Coloque os compostos seguintes na ordem crescente de entalpia de vaporização: C H 4 ,   H 2 O ,   N 2 ,   N a C l ,   C 6 H 6   e   H 2 . Não procure a entalpia da vaporização. Explique sua resposta.

Passo 1

Bora pra outra?

Então vamos lá !

A molécula de H 2 é a mais leve dentre as moléculas apresentadas e não possui polaridade por possuir dois átomos iguais.

Assim, na fase líquida, a força intermolecular que atua é a de van der Waals, ou seja, ligações bem fracas. Portanto sua entalpia de vaporização será a menor.

Temos um caso similar com N 2 , mas como a molécula é maior que o hidrogênio, suas ligações são um pouco mais intensas e a entalpia de vaporização um pouco maior.

A molécula C H 4 também é apolar, no entanto a possibilidade de haver interações dipolo induzido é maior do que nas anteriores, então elas será a terceira na nossa fila, ok?

A próxima é o C 6 H 6 ,   mesmo caso da anterior, mas aqui nós já teremos mais interações do que na molécula de metano.

Agora sobraram duas, N a C l e H 2 O . A força de hidrogênio nas moléculas da água são fortes, no entanto a força iônica do sal são bem maiores.

Então a força necessária para vaporizar o sal deve ser bem maior!

Colocando tudo o que descobrimos em ordem:

H 2 < N 2 < C H 4 < C 6 H 6 < H 2 O < N a C l

E finalizamos mais umaa, galeraa !!

Resposta

H 2 < N 2 < C H 4 < C 6 H 6 < H 2 O < N a C l

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

7.36 (a) Quando 25,23 g de metanol, CH3OH, congelaram, 4,01 kJ de calor foram liberados. Qual é a entalpia de fusão do metanol? (b) Uma amostra de benzeno foi vaporizada à pressão reduzida, em 25°C. Q
Uma peça de aço inoxidável de massa 155,7 g, aquecida até 475 ° C, foi rapidamente imersa em 25,34 g de gelo a -24° C, em um frasco isolado que foi imediatamente selado.(a) Se não houver perda de ener
Uma banheira comum pode conter 100 galões de água. (a) Calcule a massa de gás natural que seria necessário queimar para elevar a temperatura da água de uma banheira desse tamanho de 65° F até 108° F.
Estime a capacidade de calorífica molar (em volume constante) do gás dióxido de enxofre. Além dos movimentos de translacional e rotacional, há movimento vibracional. A contribuição de cada grau de lib