Enunciado

Coloque metilamina, dimetilamina e dietilamina na ordem crescente de basicidade. Explique sua resposta. Use critérios de estrutura molecular.

Passo 1

Fala aí! Partiu fortalecer nossos conhecimentos!

O exercício quer que a gente diga a ordem de basicidade dos compostos apresentados… Humm… Pra começar podemos de cara identificar que todos eles são aminas, certo?

Além disso, o enunciado nos deu uma dica! Pediu que a gente use critérios de estrutura molecular… Humm… Dessa forma conseguimos explicar a ordem sim! Afinal, nas amidas a ordem de basicidade é dada de acordo com a estrutura molecular dela, por exemplos aminas secundárias são mais básicas que as primárias, que são mais básicas que as primárias e mais básicas que as aromáticas… Beleza?

Agora podemos colocar em ordem!

Passo 2

Nossa ordem de basicidade será então:

dimetilamina > dietilamina > metilamina

Resposta

A ordem de basicidade se dá de acordo com a estrutura molecular da amina, se é primária, secundária ou terciária.

dimetilamina > dietilamina > metilamina

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

78 Considere a nitração do composto.Se a reação pode ser controlada de modo que um grupo N O 2 substitua um átomo de H da molécula, em que posição você esperaria encontrar o grupo nitro no produto?
Dê aos nomes sistemáticos das seguintes aminas: C H 3 N H 2 ; C H 3 C H 2 2 N H ; o - C H 3 C 6 H 4 N H 2 .
Escreva a fórmula dos compostos representados por cada uma das seguintes estruturas em linha: A l a n i n a D - G l i c o s e G u a n i n a
Identifique todos os grupos funcionais dos seguintes compostos:(a)zinzerona, o componente odorífero e picante do gengibre.(b)tilenol, um analgésico.(c)procaína, um analgésico local.
Escreva a fórmula dos compostos representados por cada uma das seguintes estruturas em linha: E u g e n o l A d e n i n a C i s t e í n a í