Enunciado

Coloque os seguintes polímeros na ordem crescente de valor como fibras: poliéster, poliamidas, polialquenos. Explique seu raciocínio.

Passo 1

Fala aí! Partiu fortalecer nossos conhecimentos com uma questãozinha teórica? Com certeza!

Olha só, o exercício quer que a gente diga a ordem em relação a qualidade das fibras de poliéster, poliamida e polialquenos.

Vamos ver características de cada um deles então, beleza?

A poliamida é formada por macromoléculas lineares sintética cuja cadeia resulta da repetição do grupo amida, estando 85% (em massa) desses grupos ligados a grupos alifáticos ou alicíclicos.

O Poliéster é formado por macromoléculas lineares cuja cadeia possui, pelo menos, 85% (em massa) de unidades de éster derivados de um diol e do ácido tereftálico.

O Polialqueno é formado por macromoléculas lineares de hidrocarbonetos saturados não substituídos correspondentes à repetição da unidade, geralmente de, polietileno.

Mas o nosso enunciado pediu para classificarmos quanto ao valor… Hum… Vamos pensar assim:

O polialqueno é um fibra composta por alcenos, já o poliéter é composto por éster e a poliamida é composta por amidas. Se pensarmos no nível de dificuldade de obtenção de cada um chegamos a conclusão de que a ordem crescente no valor das fibras será:

Polialqueno

Show! Conseguimos!

Resposta

Polialqueno

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dê aos nomes sistemáticos das seguintes aminas: C H 3 C H 2 C H 2 N H 2 ; C H 3 C H 2 4 N + ; p - C l C 6 H 4 N H 2 .
Quais das seguintes moléculas ou íons podem funcionar como nucleófilo em uma reação de substituição nucleofílica? N H 3 ; C O 2 ; B r - ; S i H 4 .
Quais das seguintes moléculas ou íons podem funcionar como nucleófilo em uma reação de substituição nucleofílica? O H - ; N H 4 + ; N H 2 - ; H 2 0 .
Escreva as fórmulas estruturais das seguintes aminas:metil-propilamina;dimetilamina;m-metil-fenilamina.
Escreva as fórmulas estruturais das seguintes aminas:o-metil-fenilamina;trietilamina;íon tetrametilamônio.