Enunciado

Os complexos dos metais dos bloco d e f podem ser descritos em termos de esquemas de hibridação, cada um associado a uma forma particular. Lembrando que o número de orbitais atômicos hibridados deve ser o mesmo o número de orbitais híbridos produzidos, relacione os orbitais híbridos sp²d, sp³d³ e sp³d³f com as seguintes formas:

  1. Bipiramidal pentagonal;
  2. Cubo;
  3. Quadrado plano.

Passo 1

Bom galera, vamos rever as características de cada geometria.

A bipiramidal pentagonal é composta por 7pares de elétrons ligantes e nenhum par livre. Se existem 5 pares vamos precisar de 7 orbitais para colocá-los, não é?

E quais serão os orbitais? Na ordem: s, p¹, p², p³, d¹, d² e d³ .

Teremos então uma hibridação sp³d³.

Passo 2

A geometria quadrado plano apresenta 4 pares de elétrons ligados e 2 pares de elétrons livres, necessitando de 6 orbitais: s, p¹, p², p³, d¹ e d².

Ou seja, hibridação sp³d². No entanto, quando os orbitais vagos d participam da hibridação ela passa a ser do tipo sp²d.

Passo 3

Quando nós temos uma hibridação cúbica de 8 coordenadas, como acontece na letra b, nós teremos uma hibridação do tipo sp³d³f.

Resposta

  1. sp³d³;
  2. sp³d³f;
  3. sp²d.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O peróxido de hidrogênio, H 2 O 2 , é um agente de branqueamento não tóxico que está sendo usado como substituto do cloro na indústria e nas lavanderias domésticas. O processo de branqueamento é uma o
Desenhe um diagrama de níveis de energia de orbitais (como os das Figs. 16.27 e 16.29) mostrando a configuração dos elétrons d sobre o íon de metal nos seguintes complexos: [ C o ( N H 3 ) 6 ] 3 + ; [
Desenhe um diagrama de níveis de energia de orbitais (como os das Figs. 16.27 e 16.29) mostrando a configuração dos elétrons d sobre o íon de metal nos seguintes complexos: [ F e ( O H 2 ) 6 ] 2 + ; [
Quais orbitais d são usados para formar ligações σ entre os íons de metal octaédricos e os ligantes?
Quais orbitais d são usados para formar ligações π entre os íons de metal octaédricos e os ligantes?