Em que condições de temperatura e pressão um gás real tem (a) ; (b) ?
Passo 1
Fala galera, tudo bem? Bora resolver o nosso exercício? Vamos lá:
Para começarmos, vamos comparar e entender as propriedades de um gás real para um gás ideal.
Um gás real é mais compressível do que um gás ideal, em situações de pressões moderadas quando as forças atrativas dominam as repulsivas.
Pensa comigo: Se a pressão não aumentou muito, consequentemente o volume também não irá aumentar tanto. Será um volume razoável em que as moléculas irão dispor de ampla liberdade para se movimentarem.
Para compensar esse amplo espaço, o que as moléculas vão ter que fazer? Bom, elas vão se atrair com mais instensidade do que se repelem. Podemos provar esse fenômeno através do uso do fator de compressibilidade , que é dado pela razão entre o volume do gás real e o volume do gás ideal:
Como o volume real é menor do que o ideal; nesse caso , e o gás é mais compressível do que um gás ideal.
Passo 2
Show, agora para a letra (b):
Um gás real é menos compressível do que um gás ideal, em situações de pressões elevadíssimas quando as forças repulsivas dominam as atrativas.
Pensa comigo: Se a pressão aumentou muito, consequentemente o volume irá diminuir bastante e as moléculas vão estar bem mais próximas.
Para compensar essa drástica diminuição de volume, o que as moléculas vão fazer? Bom, elas vão se repelir com mais instensidade do que se atraem, não tá na cara. Podemos provar esse fenômeno através do uso do fator de compressibilidade , que é dado pela razão entre o volume do gás real e o volume do gás ideal:
Nesse caso , e o gás é menos compressível do que um gás ideal.
Resposta
a) Em pressões moderadas
b) Em pressões elevadas