Considere como sendo o diâmetro de uma molécula. Qual é o volume, medido em centímetros cúbicos, que corresponde a esse diâmetro para uma molécula esférica, e qual seria o volume molecular total para um mol dessas moléculas? Se a equação dos gases ideais sempre fosse obedecida, qual seria a pressão que a daria um volume molar total igual ao volume molecular real.
Passo 1
E aí galerinha!! Beleza? Aqui temos uma questão bem bacana de Química, vamos lá?
Primeiramente, vamos separar todos os dados necessários para resolver:
Passo 2
Então galera, para resolvermos a primeira parte do exercício que é saber o volume molecular total para um das moléculas, a gente vai ter que achar o volume para essa molécula esférica, chega aí!
Para isso, vamos utilizar a duas fórmulas, a primeira para encontrar o raio da molécula e a segunda fórmula do volume da esfera, que são:
Passo 3
Agora, é só realizar os cálculos, primeiro vamos encontrar o raio da esfera:
Beleza, vamos encontrar o volume da esfera:
Convertendo para litros, fica:
Passo 4
Show de bola, agora vamos para a segunda parte do exercício que é encontrar o volume molecular para 1 mol dessas moléculas esféricas, pela seguinte fórmula:
Passo 5
Beleza!! Agora, vamos para última parte do exercício, qual seria a pressão que a daria um volume molar total igual ao volume molecular real, precisaremos da constante dos gases perfeitos:
Bora lá calcular!!
Essa resolução te ajudou? Responde Aí! Até a próxima, tchaaaaau!!