O cromo em uma série de amostras de aços foi determinado por espectroscopia de emissão em ICP. O espectrômetro foi calibrado com uma série de padrões contendo . As leituras do instrumento para essas soluções foram , respectivamente, em unidades arbitrárias.
(a) Faça um gráfico dos dados.
(b) Encontre a equação para a reta de regressão.
(c) Calcule os desvios padrão para a inclinação e para o intercepto da linha em (b).
(d) Os seguintes dados foram obtidos para as replicatas de amostras de 1,00 g de cimento dissolvidos em após neutralização.

Calcule a porcentagem de em cada amostra. Quais são os desvios padrão absolutos e relativos para a média de cada determinação?
Passo 1
E ai seres de luz, tudo bem?
Como diz o Homer “Filho, este aparelhinho vai nos ajudar a escapar dessa fria!”

- As concentrações padrão de amostra de cromato tomadas no espectrômetro são . Suas leituras relativas do instrumento (intensidades) correspondentes são . Usaremos esses dados para obter o gráfico entre as concentrações de amostra de no eixo x e a intensidade relativa no eixo, obtendo o gráfico linear conforme mostra a seguir:
- Partindo de (a), uma curva linear (linha) é formada. A equação para a linha de regressão é . Onde, x e y representa as coordenadas da linha. A inclinação da linha é igual a e a interceptação da linha é .
- A inclinação e os interceptos da linha são , respectivamente. Sendo assim, os desvios padrão da inclinação e do intercepto são iguais a .
- As porcentagens em cada amostra são .

Passo 2
Passo 3
Passo 4
Os desvios padrão absolutos para a média de cada determinação são .
Os desvios padrão relativos para a média de cada determinação são , respectivamente.
Nota: todos os resultados serão obtidos com base da planilha.
Passo 2
Planilha






“Eu não estava mentindo! Estava escrevendo ficção com a boca.”

Resposta
Resposta nos passos