Enunciado

Descreva brevemente ou defina

*(a) fluorescência de ressonância.

(b) relaxação vibracional.

*(c) conversão interna.

(d) fluorescência.

*(e) deslocamento Stokes.

(f) rendimento quântico.

*(g) auto-supressão (self-quenching)

Passo 1

E ai meus queridos? Tudo certinho?

“Operador! Me dê o número do responde ai!.... Preciso resolver essa questão”

  1. Fluorescência de ressonância
  2. Quando o comprimento de onda usado para excitar um átomo é o mesmo comprimento de onda emitido pelo átomo excitado, é conhecido como fluorescência de ressonância.

    Passo 2

  3. Relaxação vibracional
  4. Quando ocorre uma colisão entre moléculas excitadas e moléculas do solvente, a energia é transferida para relaxamento não radiativo dentro dos níveis vibracionais. Geralmente é representado por setas onduladas curtas dentro dos níveis de energia vibracional. Envolve uma transferência de energia extra/excesso, um processo que leva 10 - 15   s e g u n d o s .

    Passo 3

  5. Conversão interna:
  6. Quando uma molécula relaxa de forma não radiativa e transfere seu excesso de energia de um nível de baixa energia de um estado eletrônico excitado para um nível vibracional de alta energia de um estado excitado inferior das moléculas do solvente. Este processo é muito menos eficiente do que o relaxamento vibracional, e este procedimento leva 10 - 9   s e g u n d o s .

    Passo 4

  7. Fluorescência

Quando átomos ou moléculas excitadas(formadas pela absorção de radiação eletromagnética) relaxam para o estado fundamental, liberando seu excesso de energia como fótons, isso é chamado de fluorescência. É um processo de fotoluminescência. A emissão é de curta duração, pois possui um curto tempo de relaxação (a molécula permanece no estado excitado por um curto período de tempo).

"Se algo é difícil de fazer, vale a pena ser feito!"

Resposta

Resposta nos passos.