Descreva brevemente ou defina

*(a) fluorescência de ressonância.

(b) relaxação vibracional.

*(c) conversão interna.

(d) fluorescência.

*(e) deslocamento Stokes.

(f) rendimento quântico.

*(g) auto-supressão (self-quenching)

Passo 1

E ai seres de luz, tudo bem?

Como diz o Homer “Filho, este aparelhinho vai nos ajudar a escapar dessa fria!”

f) Rendimento quântico

Ele define ou descreve as moléculas que mostram fluorescência do total de moléculas excitadas. É a razão entre as moléculas que apresentam fluorescência e o número total de moléculas que foram excitadas. Quando todas as moléculas excitadas mostram fluorescência, o rendimento quântico acaba sendo 1; se nenhuma das espécies excitadas mostra fluorescência o rendimento quântico acaba sendo zero. É indicado pelo símbolo

ϕ = K F K F + K n r

ϕ rendimento quântico

K F constante de taxa de primeira ordem para relaxamento de fluorescência

K n r constante de taxa para radiação menos relaxamento.

Passo 2

(g) Auto extinção :

Quando um átomo ou uma molécula em seu estado excitado fornece sua energia para a mesma molécula no estado fundamental, essa transferência de energia é conhecida como auto-extinção. Suponha que consideremos uma molécula A 1   que está sendo excitada para dar A 1 * . Quando esta molécula excitada reage com o mesmo átomo A 2 no estado fundamental, ela transfere sua energia para aquele átomo:

A 1 * + A 2 → A 2 * + A 1

Isso é conhecido como auto extinção.

Passo 3

e) Mudança de Stokes

É observado quando o comprimento de onda que causa a excitação tem um comprimento de onda mais curto do que o comprimento emitido na relaxação. Isso significa que o comprimento de onda emitido é mais longo, tem uma frequência mais baixa e, finalmente, tem baixa energia. Esse deslocamento do comprimento de onda de emissão para um comprimento de onda maior é chamado de deslocamento stokes.

“Eu não estava mentindo! Estava escrevendo ficção com a boca.”

Resposta

Resposta nos passos