Descreva as diferenças entre os seguintes itens e liste qualquer vantagem particular apresentada de um sobre o outro:
(a) espectrofotômetros e fotômetros.
(b) espectrógrafos e policromadores.
(c) monocromadores e policromadores.
(d) instrumentos de feixe único e de feixe duplo para medidas de absorbância.
(e) espectrofotômetros convencionais e com arranjos de diodos.
Passo 1
E ai meus queridos? Tudo certinho?
Então vem comigo que no caminho eu explicooo
- Monocromadores e espectrógrafos são usados para seleção de comprimento de onda em espectrofotômetros , enquanto filtros e fonte de LED são usados para seleção de comprimento de onda em fotômetros .
- O espectrógrafo é um instrumento que gera o espectrograma, uma representação espectral dependente do tempo em que a densidade espectral de um sinal varia com o tempo.
- Um dispositivo que possui uma fenda de entrada e uma fenda de saída é chamado de monocromador .
- Um espectrofotômetro que irradia apenas uma célula empregando um feixe de radiação é conhecido como espectrofotômetro de feixe único .
- Girando o ângulo de grade, o comprimento de onda medido pode ser alterado mecanicamente em espectrofotômetros convencionais .
A vantagem do espectrofotômetro sobre o fotômetro é que o primeiro é usado para varredura de comprimento de onda e para a seleção de múltiplos comprimentos de onda, enquanto o último é restrito a um ou poucos comprimentos de onda.
Passo 2
Este instrumento não possui fenda de saída, mas apenas uma fenda de entrada. Detector espacialmente seletivo único como dispositivo de carga acoplada e arranjos de diodos são usados em espectrógrafos.
A dispersão da luz em diferentes direções para isolar as partes do espectro pode ser realizada usando um dispositivo óptico, conhecido como policromador .
Diferentes comprimentos de onda podem passar pelo policromador, pois possui várias fendas de saída.
A luz em cada comprimento de onda pode ser detectada por um detector diferente que é colocado após cada fenda.
A faixa contínua de comprimentos de onda pode ser observada usando o espectrógrafo, enquanto vários comprimentos de onda discretos são obtidos usando o policromador.
Passo 3
Ao girar a grade, diferentes bandas podem ser transmitidas sequencialmente, ou seja, uma banda de cada vez pode ser isolada.
Múltiplas fendas de saída e múltiplos detectores estão presentes no policromador , devido aos quais diferentes comprimentos de onda podem passar por ele ao mesmo tempo.
Assim, ele pode isolar vários comprimentos de onda discretos simultaneamente.
A vantagem do policromador sobre o monocromador é que o primeiro pode isolar a grande banda de comprimentos de onda, enquanto o último pode isolar a pequena banda de comprimentos de onda.
Passo 4
Aqui, antes de atingir o fotodetector, a radiação do filtro ou monocromador passa pela célula de referência ou amostra.
A célula de amostra contendo o analito pode substituir a célula de referência para obter a absorbância.
Um espectrofotômetro que irradia tanto a célula empregando feixe duplo de radiação é conhecido como espectrofotômetro de feixe duplo .
Aqui, antes de atingir os fotodetectores, a radiação do filtro ou monocromador se divide em dois feixes que passam pela célula de referência e amostra simultaneamente.
A vantagem do espectrofotômetro de feixe duplo sobre o espectrofotômetro de feixe único é que o desvio nos componentes eletrônicos cancela as flutuações na intensidade da fonte do espectrofotômetro de feixe duplo e, portanto, é prontamente usado para varredura espectral.
Passo 5
Por outro lado, em espectrofotômetros de arranjo de diodos os dados espectrais podem ser obtidos sem os ajustes mecânicos de seus componentes em múltiplos comprimentos de onda.
A vantagem do espectrofotômetro de arranjo de diodos sobre o espectrofotômetro convencional é que eles aumentam a relação sinal-ruído dos dados pela média do sinal.
O tempo em que o espectrofotômetro convencional mede apenas um comprimento de onda, o espectrofotômetro de arranjo de diodos coleta vários pontos de dados.
Resposta
Respostas nos passos.