Descreva uma prova simples de laboratório que permita diferenciar entre D-glicose e D-frutose.
Passo 1
Fala galera, blz??
Nessa questão, temos primeiro que lembrar a diferença entre a glicose e a frutose. Escrevendo a estrutura das duas, temos:
A partir das estruturas conseguimos perceber que elas são isômeras de função (mesma fórmula molecular, mas possuem funções diferentes). A glicose é um álcool-aldeído e a frutose é um álcool-cetona.
Passo 2
Dessa forma, existe um teste excelente que nos permite identificar se uma amostra é um aldeído ou se ela é uma cetona. Esse teste se chama teste de Tollens.
O teste de Tollens consiste na oxidação da molécula ‘‘desconhecida’’ utilizando uma solução de nitrato de prata amoniacal (AgNO3 + NH4OH). Essa solução gera o que chamamos de reagente de Tollens, que é o complexo [Ag(NH4)2]OH. Esse reagente é um oxidante fraco, e devido a isso é capaz de oxidar os aldeídos e não as cetonas.
Além disso, a molécula ‘‘desconhecida’’ irá se oxidar e o íon Ag+ irá reduzir formando Ag(s), gerando o famoso ‘‘espelho de prata’’.
Resposta
Assim, podemos descrever o seguinte experimento para diferenciar a D-glicose e D-frutose:
Adiciona-se em dois béqueres diferentes as substâncias desconhecidas e adiciona-se o reagente de Tollens em cada uma delas. Aquela que ocorre a reação, ou seja, formar visivelmente prata sólida, é o composto que contém a função aldeído e a que não ocorre a reação é o composto que contém a função cetona.
Ou seja, no béquer que ocorrer reação temos a D-glicose e no outro béquer temos a D-frutose.