Enunciado
Química - Russel, Quimica Geral - Vol 2- Ed: 1º - Capítulo 13.Problemas - Ex. 2
Enumere os fatores que determinam a velocidade de uma reação.
Passo 1
Em geral, os fatores que podem influenciar na velocidade de uma reação são:
1) As propriedades dos reagentes;
2) Concentrações dos reagentes;
3) Temperatura;
4) Presença de Catalisadores;
5) Área das superfícies em contato entre os reagentes.
Podemos entender cada um deles da seguinte maneira:
1) As propriedades dos reagentes: Mudando as propriedades dos reagentes eles podem reagir de forma mais rápida ou mais lenta.
Por exemplo, existem reações que acontecem com solventes polares de forma bastante rápida e energética, e que se nós alterarmos a propriedade do reagente ser polar para um outro menos polar, apesar de ainda poder existir reação, o reagente menos polar nesse caso não iria mais interagir tão facilmente com o solvente polar, o que poderia diminuir a velocidade dessa reação.
2) Concentrações dos reagentes: Seguindo a teoria das colisões, se aumentarmos a concentração dos reagentes, teremos mais moléculas em um mesmo espaço, o que naturalmente irá ocasionar mais choques e, consequentemente, mais choques efetivos, aumentando assim a velocidade da reação.
Outra maneira de ver é pela lei da velocidade de uma reação, que é dada por uma constante k que multiplica a concentração dos reagentes elevados as suas respectivas ordens.
Assim, ao aumentarmos a concentração dos reagentes, fica evidente que a velocidade vai aumentar (exceto no caso de reações de ordem zero, nesse caso aumentando a concentração desse reagente a velocidade não se altera, mas o processo como um todo continua tendo sua velocidade aumentada pela teoria das colisões).
(3) Temperatura: Como temperatura é o grau da agitação das moléculas, pela teoria das colisões, ao aumentarmos a temperatura as moléculas vão se agitar mais e consequentemente terão mais choques, o que aumenta a velocidade da reação.
(4) Presença de Catalisadores: Os catalisadores vão atuar mudando o mecanismo das reações químicas, fazendo com que ele seja mais fácil de ocorrer. Assim, eles irão atuar diminuindo a energia de ativação do processo e tornando ele mais rápido por isso.
Uma analogia interessante para os catalisadores é imaginar que você está no engarrafamento e o GPS te passa uma nova rota cortando caminho e fazendo você chegar no seu destino rapidamente. Nesse caso, os catalisadores mudam a ‘‘rota’’ em que a reação estava seguindo, fazendo com que a barreira energética para que ela ocorra (também chamada de energia de ativação) seja diminuída e a reação como um todo ocorra mais rapidamente.
Também existem os ‘‘catalisadores negativos’’ ou inibidores. Eles vão fazer o inverso dos catalisadores, eles irão aumentar a energia de ativação e dificultar a reação de acontecer. Ou seja, torná-la mais lenta.
(5) Área das superfícies em contato entre os reagentes: Pela teoria das colisões, para uma reação acontecer nós precisamos necessariamente que os reagentes se choquem de forma efetiva um com o outro. Assim, aumentando a superfície de contato entre eles, os reagentes vão ‘‘se encontrar’’ mais facilmente, o que aumentaria a velocidade da reação. Diminuindo a área de contato ocorre o inverso.
Resposta
1) As propriedades dos reagentes;
2) Concentrações dos reagentes;
3) Temperatura;
4) Presença de Catalisadores;
5) Área das superfícies em contato entre os reagentes.