No equilíbrio: Z n s + C u 2 + a q ⇌ C u s + Z n 2 + ( a q )

com K = 2 x 10 37 , o que acontecerá com o C u 2 + e o Z n 2 + numa solução 0,1M em relação a cada íon, mas que não contém nenhum Zn(s) nem Cu(s), quando os seguintes elementos forem adicionados?a) Zn(s) e Cu(s)b) Somente Zn(s)

c) Somente Cu(s)

Passo 1

E aí galerinha!! Beleza? Aqui temos uma questão bem bacana de Química, vamos lá?

O propósito do exercício é entender o fim dos íons C u 2 + e o Z n 2 + , quando há alguma adição de Zn(s) e Cu(s).

Passo 2

Primeiramente, vamos para a letra a, que trata da adição simultânea de Zn(s) e Cu(s). Um ponto importante é lembrar que o exercício pede para desconsideramos todo o Zn(s) e Cu(s), quando a adição for realizada, bora lá!O íons C u 2 + ( a q ) e o Z n 2 + ( a q ) , sofrerão uma estabilidade, devido ao fato que dois sólidos estão sendo adicionados, justamente, para serem consumidos durante a reação química. Devido ao fato que a constante de equilíbrio seja muito grande ocorre uma tendência de formação de Z n 2 + ( a q ) , formação de produtos e C u 2 + a q , consumo de reagentes.

Passo 3

Para as letras b e c do exercício que se trata de uma adição única seja de somente Zn(s) ou Cu(s). Portanto, não haverá nenhuma reação. Devido ao fato que estamos adicionando sólidos e que na reação de equilíbrio não há nenhum tipo do mesmo, logo as concentrações dos íons C u 2 + ( a q ) e Z n 2 + ( a q ) , permanecem constantes.

Essa resolução te ajudou? Responde Aí! Até a próxima, tchaaaaau!!

Resposta

O íons C u 2 + ( a q ) e o Z n 2 + ( a q ) , sofrerão uma estabilidade, devido ao fato que dois sólidos estão sendo adicionados, justamente, para serem consumidos durante a reação química. Devido ao fato que a constante de equilíbrio seja muito grande ocorre uma tendência de formação de Z n 2 + ( a q ) , formação de produtos e C u 2 + a q , consumo de reagentes.

Não haverá nenhuma reação. Devido ao fato que estamos adicionando sólidos e que na reação de equilíbrio não há nenhum tipo do mesmo, logo as concentrações dos íons C u 2 + ( a q ) e Z n 2 + ( a q ) , permanecem constantes.