Enunciado

Esboce o diagrama de fases do sistema N H 3 / N 2 H 4 a partir das seguintes informações: não há formação de composto; o N H 3 se congela a - 78 ° C , e o N 2 H 4 , a + 2 ° C ; há formação de um eutético com a fração molar de 0,07 para o N 2 H 4 , e esse eutético se funde com temperatura de - 80 ° C .

Passo 1

Faaaalaaa jovem, chega mais, bora massacrar mais essa questãozinha de diagrama de fases. Bora!!

Seguinte, temos que montar um diagrama de fases para um sistema eutético (formação de um componente eutético) e binário (dois componentes inicias).

Bom, recomendo uma boa leitura da teoria, essa coisa de eutético pode ser bem bugada.... mas não foge muito do que vinhámos fazendo.

Passo 2

É importante lembrar que, para quando x B = 0 → T = c o n g e l a m e n t o   d e   N H 3 → T = - 78 ° C

E quando x B = 1 → T = c o n g e l a m e n t o   d e   N 2 H 4 → T = + 2 ° C

É importante saber disso pq essas condições são como se fossem as bordas do nosso diagrama.

Outra coisa muito importante, é lembrar que a linha que representa o eutético é uma linha constante para qualquer composição x B na temperatura - 80 ° C .

Passo 3

Ou seja, devemos ter algo mais ou menos assim:

Onde, a linha meio alaranjada representa a região de congelamento do eutético, a linha azul representa a região na qual temos l í q u i d o + N H 3 , quase nada, pois o ponto de eu eutético se dá para x B = 0,07 .

Por fim, a linha em cinza representa a região onde temos l í q u i d o + N 2 H 4 ( s ) , pois temos uma temperatura menor do que o congelamento de N 2 H 4 .

Chatinho, mas sem muitos segredos né?!

Espero ter ajudado e até a próxima!!

Resposta

Feito!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Com as informações do exercício 6.15(a), esquematize as curvas de resfriamento das soluções com x(CF4) igual a (a) 0,10; (b) 0,30; (c) 0,50; (d) 0,80 e (e) 0,95.
O cloreto de ferro (II) (PF de 677°C) e o cloreto de potássio (PF 776°C) formam os componentes KFeCl3 e K2FeCl4, a temperaturas elevadas. O KFeCl3 se funde congruentemente a 380°C e o K2FeCl4 incongru
A figura 6.45 apresenta o gráfico de Δ m í n G X P b , T í para uma mistura de cobre e chumbo. (a) O que o gráfico nos revela sobre a miscibilidade entre o cobre e o chumbo e a espontaneidade da forma
A curva de coexistência em equilíbrio da N,N-dimetilacetamida e heptano foi estudada por An et al. Na tabela seguinte, aparecem as frações molares da N,N-dimetilacetamida na fase superior (X1) e na fa
O diagrama de fase da figura 6.44 representa o equilíbrio entre fases sólidas e líquidas de um sistema binário. Identifique as substâncias que existem em cada região e as respectivas fases. Dê o númer