Enunciado

Escreva a reação balanceada da produção do bromo-ciclo-hexano com etóxido de sódio em etanol. Dê as fórmulas estruturais dos reagentes e dos produtos. Qual é o nome dado a esse tipo de reação?

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Para encontrarmos a estequiometria da reação precisamos saber o que esse reagente, o etóxido de sódio em etanol, faz com a molécula.

Esse reagente é responsável por retirar átomos ou um grupo de átomos da molécula de origem, geralmente ramificações ou hidrogênios, o que dá origem a ligações múltiplas (duplas ou triplas). Portanto, nessa reação um hidrogênio e o bromo serão retirados na molécula.

Fica assim?

C6H11Br + NaOCH2CH3 → C6H10 + NaBr + HOCH2CH3

Passo 2

Bom, agora que já sabemos como a reação funciona e quais são os produtos e reagentes podemos escrever as fórmulas estruturais lembrando que os hidrocarbonetos serão cíclicos.

Na imagem abaixo podemos ver como as estruturas ficarão:

Repara que retiramos um bromo e um hidrogênio do ciclohexano, formando uma ligação dupla.

Passo 3

Por fim, agora que já temos a reação e as estruturas podemos perceber que é uma reação de eliminação, pois um átomo de hidrogênio e um de bromo foram eliminados dando origem a uma dupla ligação.

Resposta

reação balanceada: C6H11Br + NaOCH2CH3 → C6H10 + NaBr + HOCH2CH3

reação de eliminação

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

74 Os átomos de hidrogênios. A bromação de quais dos seguintes composto daria produtos monossubstituídos quirais:Etano; (b) propano; (c) butano; (d) pentano? Inclua em sua resposta os nomes dos compos
75 Um hidrocarboneto de fórmula C 3 H 6 não reage com bromo na ausência de luz. Sob a ação da luz, porém, ele reage para dar C 3 H 5 B r . Qual é o nome do hidrocarboneto?
Dê as estruturas de:ácido 2-metil-propanóico;ácido 2,2-diclorobutanóico;ácido 2,2,2-trifluoro-etanóico;ácido 4,4-dimetil-pentanóico.
Escreva as fórmulas dos seguintes compostos e diga se são álcoois primários, secundários, terciários ou fenóis:2-metil-1-propanol;2-propanol;p-hidróxi-tolueno;1-bromo-2-(hidróxi-metil)-benzeno.
Dê as estruturas de:ácido benzóico, C 6 H 5 C O O H ;ácido 2-cloro-3-metil-pentanóico;ácido hexanóico;ácido propenóico.