Explique por que a fluorescência molecular sempre ocorre a comprimentos de onda mais longos que o da radiação de excitação.

Passo 1

Salve, Salve nação, tudo belezinha?

Bora resolver essa bomba juntos? Haha

Simboráaaaa

A fluorescência é o processo de relaxamento no qual a molécula do estado eletrônico excitado mais baixo,  E 1   , atinge os vários níveis do nível do estado fundamental,  E 0  

Como os processos de conversão interna e relaxamento vibracional são muito rápidos, em comparação com a fluorescência, a transição ocorre a partir do nível de energia vibracional mais baixo.

Passo 2

Como visto no diagrama, a transição do nível vibracional 0 de  E 0   para o nível 0 de  E 1   corresponde ao comprimento de onda  λ 1  

Na espectroscopia de fluorescência todas as emissões ocorrerão desde o nível de energia vibração E 1   al de 0  E 1   até todos os níveis de energia vibracional de  E 0  

Todas as transições do nível 0 para 1, 2, 3, 4 níveis  E 0   terão um comprimento de onda maior em comparação com  λ 1   porque a diferença de energia entre eles diminui. 

Passo 3

À medida que o nível de energia de  E 0   aumenta, a diferença de energia entre os dois estados diminui, levando a um aumento no comprimento de onda. 

Assim, a fluorescência mostra todos os comprimentos de onda mais longos em comparação com o comprimento de onda de absorção.

Passo 4

  1. Absorção molecular
  2. fluorescência

Resposta

Respostas nos passos.