Enunciado

Explique por que os seguintes inter-halogênios não são estáveis: a) ICl5; b) IF2; c) ClBr3.

Passo 1

Letra a)

Como o tamanho do átomo de cloro é consideravelmente menor que o iodo, não é possível que o iodo seja capaz de reter os átomos de cloro que são muito eletronegativos, portanto, não há estabilidade no ICl5.

Passo 2

Letra b)

Como o composto se apresenta como um fluoreto de halogênio, ele possuiu uma menor energia de ligação devido ao átomo central ser mais pesado, assim sendo um radical instável e altamente reativo.

Passo 3

Letra c)

Como o átomo de bromo possuí tamanho muito maior que o átomo de cloro, para a molécula apresentada, átomos grandes estão rodeando átomos muito menores, assim, levando a instabilidade da molécula.

Resposta

a) Muitos cloros eletronegativos ligados a um iodo central;

b) Energia de ligação muito pequena, radical altamente reativo;

c) Moléculas grandes rodeando átomos menores.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique as seguintes substâncias como elementos, compostos moleculares ou compostos iônicos: (a) NiO2, (b) NaF, (c) Xe (d) P4, (e) NH3, (f) CO.
Escreva a fórmula de um composto formado pela combinação de (a) Al e Te; (b) Mg e O; (c) Na e S; (d) Rb e I.
126. A afinidade eletrônica do túlio foi medida por espectroscopia eletrônica de fotosseparacao ( ´´ fotodetachment´´) a laser. Nesta técnica, um feixe gasoso de ânios de um elemento é bombardeado com
Um elemento do grupo principal e do Período 3 forma os seguintes compostos iônicos: E B 3eE 2 O 3 (a) A que grupo o elemento E pertence? (b) Escreva o nome e o símbolo do elemento E.
Um elemento do grupo principal e do Período 3 forma os seguintes compostos iônicos: H 2 Eeoc o m p o s t oi ô n i c oN a 2 E ô (a) A que grupo o elemento E pertence? (b) Escreva o nome e o símbolo do