Enunciado

Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman - Capítulo 18.1 - Ex. 6d

Ver Outros Exercícios
desse livro

Dê as fórmulas moleculares e identifique-as como alcano, alqueno, alquino ou hidrocarboneto aromático:

Passo 1

Como na química orgânica muitas moléculas são muito grandes e complexas, geralmente representamos a moléculas na sua fórmula molecular, que nada mais que a sua forma mais resumida ou condensada. Para representarmos a molécula dessa maneira temos que fazer o seguinte:

  • devemos representar os átomos conforme eles são representados na tabela periódica, carbono por C, cloro por Cl, hidrogênio por H e por aí vai.
  • quando temos uma quantidade igual de átomos colocamos o símbolo que representa o átomo e o número de vezes que ele aparece é expresso por um número pequeno à direita.
  • As ligações não são representadas!
  • Usamos parênteses para representar grupos que estão ligados a determinado carbono ou para representar grupos que se repetem ao longo da cadeia principal. essa parte é meio confusa, mas visualizando conseguimos entender.

vamos pegar o mesmo exemplo que o livro usa na seção 18.1, página 763, o metil- propano.

Para representarmos em fórmula molecular vamos escrever CH3CH(CH3)CH3 ou CH(CH3)3. As duas representações querem dizer a mesma coisa, mas na primeira o parêntese representa que o CH3 está ligado ao CH que está a sua esquerda e na segunda que no CH há três grupamentos (CH3) ligados a ele.

Passo 2

Agora que entendemos como fazer, temos que entender como vão retirar essas informações quando a molécula está em bastão:

  • As estruturas em bastão ou palito são aquelas que estão em “zig-zag”, nelas geralmente não representamos as ligações C-H e cada extremidade de uma linha curta representa um átomo de carbono.

Na imagem acima temos a molécula representada na estrutura palito e a molécula. A forma mais fácil para representar a fórmula molecular é desenhar e entender onde cada átomo está, como podemos ver na figura acima.

Portanto, a fórmula molecular será: C10H8.

Passo 3

Identificar as moléculas como alcano, alqueno, alquino ou hidrocarboneto aromático:

Para podermos identificar a molécula dentro das classificações que nos foram dadas no enunciado (alcano, alqueno e alquino) é necessário entender as diferenças entre elas. Os alcanos são as moléculas de hidrocarboneto que só apresentam ligações simples carbono- carbono na sua estrutura. Os alquenos são moléculas de hidrocarboneto que apresentam pelo menos uma ligação dupla carbono- carbono. Já os alquinos são as moléculas de hidrocarboneto que apresentam pelo menos uma ligação tripla carbono-carbono. Já os hidrocarbonetos aromáticos, também conhecido como arenos, são as cadeias que apresentam pelo menos um anel aromático, aquele típico anel do benzeno, seis átomos de carbono!

Resumidamente, alcanos são moléculas de hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples carbono-carbono, alquenos são moléculas de hidrocarboneto que podem apresentar ligações simples carbono-carbono mas apresentam pelo menos uma ligação duplas carbono- carbono Os alquinos, por sua vez, são moléculas de hidrocarboneto que podem apresentar tanto ligações simples carbono-carbono quanto ligações duplas carbono- carbono, mas apresentam obrigatoriamente pelo menos uma ligação tripla carbono-carbono

Bom, agora que já entendemos a diferença podemos classificar a molécula. Portanto, analisando a imagem acima, podemos concluir que ela tem ligações duplas carbono-carbono em um anel aromático, por isso ela é classificada como HIDROCARBONETO AROMÁTICO.

Resposta

C10H8.HIDROCARBONETO AROMÁTICO

Exercícios de Livros Relacionados

Um aluno está descendo de skate uma rampa de 6,0 m de comprimento e in

Ver Mais

Uma pessoa cujo peso é 5,20 10 2 N está sendo puxada para cima vertica

Ver Mais

Calcule a integral. ∫     x e 2 x 1 + 2 x 2   d x

Ver Mais

1. Verifique que a função dada é diferenciável.b) f x , y = x 4 + y 3

Ver Mais

Calcule o centroide da área a seguir em termos das variáveis dos raios

Ver Mais