Enunciado

Hidrocarboneto ramificado C4H10 reage com cloro sob a ação da luz para dar dois isômeros estruturais ramificados de fórmula C4H9Cl. Escreva as fórmulas estruturais (a) hidrocarboneto; (b) dos produtos isômeros

Passo 1

Para acharmos a fórmula estrutural do hidrocarboneto temos que nos atentar que tem que ser ramificado e para isso a cadeia deve ter no mínimo 3 carbonos.

Como temos 4 átomos de carbono na fórmula, a nossa cadeia principal terá 3 átomos e a ramificação ficará no segundo carbono. Portanto, a estrutura do hidrocarboneto será a imagem abaixo.

Passo 2

Agora que já temos nossa molécula de origem da reação podemos definir quais serão os produtos.

A reação de um hidrocarboneto com cloro sob a ação da luz é uma reação de substituição, onde um átomo de hidrogênio é substituído por um átomo de cloro.

Na nossa molécula o cloro pode entrar no lugar do H do carbono central, ou em um dos H dos grupamentos -CH3. Na imagem abaixo podemos ver será o produto.

Repara que os grupamentos -CH3 são equivalentes, então ao substituir o hidrogênio por um cloro teremos sempre o mesmo produto.

Resposta

a-

b-

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as fórmulas moleculares e nomeie pelo menos 10 alquenos de fórmula molecular C6H12
Identifique cada um dos pares seguintes como isômeros estruturais, isômeros geométricos ou não isômeros:
Identifique cada um dos pares seguintes como isômeros estruturais, isômeros geométricos ou não isômeros:
Identifique cada um dos pares seguintes como isômeros estruturais, isômeros geométricos ou não isômeros: butano e ciclo-butano
Identifique cada um dos pares seguintes como isômeros estruturais, isômeros geométricos ou não isômeros: ciclo-pentano e penteno