(a) Para identificar uma substância líquida, uma estudante determinou sua densidade. Usando um cilindro graduado, ela mediu 45 mL da substância. Em seguida, mediu a massa dessa amostra, obtendo 38,5 g. Ela sabia que a substância devia ser álcool isopropílico (densidade 0,785 g/mL) ou tolueno (densidade 0,866 g/mL). Determine a densidade calculada e a identidade provável da substância. (b) Para realizar um determinado experimento, é preciso 45,0 g de etilenoglicol, líquido cuja densidade é 1,114 g/mL. Em vez de pesar a amostra em uma balança, um químico opta por utilizar um cilindro graduado. Qual volume do líquido ele deve utilizar? (c) Um cilindro graduado, tal como da Figura 1.19, proporcionará a exatidão necessária de medida? (d) Um pedaço de metal cúbico tem 5,00 cm de lado. Se o metal for o níquel, cuja densidade é de 8,90 g/cm³, qual é a massa do cubo?
Passo 1
Bora para a letra (a), galera!
Densidade
Massa
Volume
Assim:
A identidade provável da substância é que ela seja o tolueno.
Passo 2
Indo para a (b), basta repetirmos a fórmula da letra (a)!
Agora, visto que a letra (c) é referente a letra (b), vamos para ela agora! A letra (c) nos pergunta se a figura do cilindro graduado proporcionará a exatidão necessária do volume requerido na letra (b).
Analisando a figura em específico apresenta apenas 2 algarismos significativos, sem casas decimais. Entretanto, o volume encontrado na letra (b) apresenta 4 algarismos significativos, com duas casas decimais. Assim, vemos que o cilindro graduado não proporcionará a exatidão necessária.
Passo 3
Por fim, indo para a letra (d), basta utilizarmos a fórmula da densidade:
Sabendo que o volume de um cubo equivale ao (Lado)³, temos:
Resposta
- Densidade corresponde à (0,855) g/ml, possuindo a identidade do tolueno.
- Volume = (40,39) ml
- O cilindro graduado não possui a exatidão necessária
- Massa = (1112,5) g