Enunciado

Identifique (a) os grupos funcionais e (b) os átomos de carbono quirais da molécula de histidina dada abaixo.

Passo 1

(a)Os grupos funcionais de uma molécula são os átomos (ou conjunto de átomos) diferentes de C e H que caracterizam a molécula com uma função orgânica.

Nessa molécula de histidina, um aminoácido, temos como átomos diferentes de C e H o oxigênio, O , e o nitrogênio, N . Dependendo de como estão na molécula, representam diferentes grupos funcionais, caracterizando diferentes funções orgânicas!

Da esquerda pra direita, temos o seguinte grupo funcional com nitrogênio:

Temos dois átomos de nitrogênio, em que o de cima representa uma função orgânica imina, e o de baixo a função amina.

A imina é característica pela ligação dupla entre N e C ; a amina pelas ligações simples entre N e C .

Passo 2

Seguindo no mesmo sentido, temos:

Novamente, um nitrogênio representando a função amina, por só ter ligações simples com o carbono dentro de uma molécula orgânica.

Passo 3

Por fim:

Agora temos, no mesmo carbono, uma carbonila ( C = O ) e uma hidroxila ( O H ) . Esses dois grupos, juntos no mesmo carbono, formam a carboxila. Isso caracteriza a função ácido carboxílico.

Passo 4

(b)Um átomo de carbono quiral, ou assimétrico, é aquele que se liga a 4 coisas diferentes. Pra ser quiral, portanto, um carbono precisa fazer 4 ligações simples (não vale dupla nem tripla) e todos os grupos aos quais ele se liga devem ser diferentes entre si.

Esses carbonos são MUITO importantes de serem estudados, porque são eles os responsáveis por gerar a isomeria espacial ótica em compostos. Esse tipo de isomeria é mais difícil de entender que a isomeria espacial geométrica, e tem uma área de estudos de Química dedicada só a ela, a Enantiomeria.

Nessa molécula, se você observar com cuidado cada carbono, o único que se encaixa nesses requisitos é o seguinte:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro