Na ilustração a seguir, há quatro íons - A, B, X, Y - com seus raios iônicos relativos. Os íons mostrados em vermelho têm cargas positivas: +2 para A e +1 para B. Os íons mostrados em azul têm cargas negativas: carga -1 para X e -2 para Y. (a) Quais combinações desses íons produzem compostos iônicos em que há uma razão 1:1 de cátions e ânions? (b) Entre as combinações do item (a), qual leva ao composto iônico com a maior energia reticular? [Seção 8.2]
Passo 1
Faaala, galera!!!
Aqui, nós precisaremos lembrar que, de acordo com a quantidade de elétrons que um átomo apresenta em sua camada de valência, sabemos se ele doa ou recebe elétrons para tornar-se estável, certo? Como nós temos em A um elemento que doa 2 elétrons e em Y um elemento que recebe 2 elétrons, então conseguimos unir os dois!! O mesmo ocorre com B e X, que apresentam cargas de 1+ e 1-, respectivamente. Ou seja, o que um precisa, o outro dá, e vice-versa. Sendo assim, conseguimos concluir em (a) que as combinações para produção de compostos iônicos com ração de 1:1 de cátions e ânions é de A com Y e B com X.
Passo 2
Na letra b, sabemos que montamos em (a) a combinação A-Y e B-X. Por conta disso, precisamos pensar, de acordo com o desenho que nos foi dado, em qual íon precisará de uma maior energia para ser transformado de sólido para gasoso.
Pois bem, se repararmos no desenho, podemos perceber que o íon formado por A-Y, apresentaria um maior volume, ainda mais que os mesmos apresentam cargas maiores em relação a B-X. Desta forma, seria necessária a realização de uma energia maior para o caso de A-Y, já que há maior quantidade de cargas envolvidas neste íon, certo?? Assim, finalizamos este exercício!!
Resposta
a) A-Y e B-X.
b) A-Y.