Enunciado

Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: 2,3-dimetil-pentano;

Passo 1

Isômeros ópticos são moléculas que não se sobrepõem, moléculas que possuem pelo menos um carbono quiral, um carbono que está ligado a quatro substituintes diferentes.

Abaixo temos um exemplo genérico de um carbono quiral:

Passo 2

Para identificarmos se a molécula é ou não um isômero óptico temos que ver se há carbonos quirais, a melhor forma de fazer isso é desenhando a estrutura da molécula.

Abaixo podemos ver a estrutura da molécula que nos foi dada:

O asterisco * é a forma universal de identificar o carbono quiral. O carbono sinalizado está ligado a um metil, um propil, um etil e um hidrogênio, desse modo ele é um carbono quiral e a molécula é um isômero óptico.

Resposta

A molécula é um isômero óptico.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: CH3CHBrCH2CH3
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: CH3CH2CHCl2
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: CH3CHBrCH2Br.
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: 1-bromo-2- cloro-propano.