Justifique a diferença de pontos de ebulição em cada par:

(a) HF (20 °C) e HCI (-85 °C),

(b) CHCI3 (61 °C) e CHBr3 (150 °C)

(c) Br2 (59 °C) e ICl (97 °C).

Passo 1

Faaala, galera!!!

Se observarmos, as moléculas com alto ponto de fusão e ebulição, geralmente são compostas por mais quantidade de ligações de hidrogênio. Quando a atração intermolecular é maior, isso faz com que necessitemos de mais calor para separar as moléculas. Sendo assim, respondendo o que nos foi questionado na letra (a):

HF e HCl - Aqui, podemos dizer que HF apresenta ligação de hidrogênio em H com F, por isso tem ponto de ebulição maior do que o HCl (que tem força dipolo permanente).

Passo 2

Em (b), teremos:

CHCl3 e CHBr3 - Aqui, podemos ver que não há ligação de hidrogênio nas moléculas, mas as duas são polares e apresentam força dipolo permanente. Porém, o CHBr3 tem massa molar maior do que o CHCl3. Dessa forma, quanto mais pesado é a substância, maior será o ponto de ebulição se comparado com outro de mesma interação intermolecular e, por isso, o ponto de ebulição do CHBr3 é maior que do CHCl3.

Passo 3

Em (c), teremos:

que a ligação de Br2 é dada entre duas moléculas iguais, ou seja, realiza força intermolecular mais fraca, tendo um ponto de ebulição menor. Por isso, a interação de ICl é mais forte comparado a Br2, além de ser mais pesada por conta da massa molar maior, fazendo com que seu ponto de ebulição seja maior.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)