Entre os metais Zn, Mg e Fe, qual é aquele que remove a maior quantidade de íons cúpricos da solução? As seguintes constantes de equilíbrio são válidas à temperatura ambiente.

Z n s + C u 2 + a q ⇌ C u s + Z n 2 +           K = 2 x 10 37

M g s + C u 2 + a q ⇌ C u s + M g 2 +           K = 6 x 10 90

F e s + C u 2 + a q ⇌ C u s + F e 2 +           K = 3 x 10 26

Passo 1

E aí galerinha!! Beleza? Aqui temos uma questão bem bacana de Química, vamos lá?

Pessoal, para podermos resolver essa questão precisamos lembrar de um conceito da constante de equilíbrio sobre os produtos e reagentes, saca só!

Passo 2

O conceito é: Quanto maior for K (Constante de equilíbrio), mais produtos estarão presentes no equilíbrio. De modo inverso, quanto menor for K (Constante de equilíbrio), mais reagentes estarão presentes no equilíbrio. Show de bola, agora com esse conceito, conseguimos resolver o nosso exercício, bora lá!

Passo 3

Queremos saber qual dos metais entre: Zn, Mg e Fe tem o maior poder de remoção de íons C u 2 + da solução, basta olhar as constantes de equilíbrio.Sabemos, que os íons C u 2 + estão na ala dos reagentes, logo, precisamos uma maior formação de produtos para realizar o consumo dos íons C u 2 + , portanto o metal mais poderoso para a tal remoção, será aquele que tem a maior constante de equilíbrio, que é: o metal Magnésio, possuindo a sua respectiva constante de equilíbrio de: K = 6 x 10 90 .

É isso pessoal, até mais!

Essa resolução te ajudou? Responde Aí! Até a próxima, tchaaaaau!!

Resposta

Sabemos, que os íons C u 2 + estão na ala dos reagentes, logo, precisamos uma maior formação de produtos para realizar o consumo dos íons C u 2 + , portanto o metal mais poderoso para a tal remoção, será aquele que tem a maior constante de equilíbrio, que é: o metal Magnésio, possuindo a sua respectiva constante de equilíbrio de: K = 6 x 10 90 .