A molécula mostrada a seguir chama-se furano. Ela é representada de forma abreviada, como geralmente é feito com moléculas orgânicas, na qual os átomos de hidrogênio não são mostrados.

(a) Qual é a fórmula molecular do furano? (b) Quantos elétrons de valência têm na molécula? (c) Qual é a hibridização de cada átomo de carbono? (d) Quantos elétrons há no sistema da molécula? (e) Os ângulos de ligação C-C-C do furano são muito menores do que os do benzeno. A razão provável para isso é: (i) A hibridização dos átomos de carbono do furano é diferente da do benzeno, (ii) O furano não tem outra estrutura de ressonância equivalente à apresentada anteriormente, (iii) Os átomos em um anel de cinco membros são forçados a adotar um ângulo menor do que o de anel com seis membros. [Seção 9.5]

Passo 1

Faaala, galera!!! Em (a), vamos encontrar a fórmula molecular do furano. Temos 4 carbonos, 1 oxigênio e 4 hidrogênios. Logo, a fórmula é C 4 H 4 0 . Em (b), queremos encontrar os elétrons de valência. Como podemos ver, todos os carbonos da molécula realiza ligação dupla, logo, temos sp2, com 2 elétrons na camada de valência.

Passo 2

Em (c), vamos calcular a hibridização de cada átomos de carbono:

Como já dissemos anteriormente e podemos observar na figura, todos os carbonos realizam ligação dupla. Logo, temos que são sp2. Em (d), temos que o sistema da molécula apresenta 4 elétrons, já que temos 2 pares sobrando, do oxigênio. Por fim, em (e), temos que os átomos em um anel de cinco membros são forçados a adotar um ângulo menor do que o de anel com seis membros.

Resposta

a) C 4 H 4 0

b) 2 elétrons.

c) sp2.

d) 4 elétrons.

e) iii.