Como mostra a figura a seguir, um queimador de fogão elétrico em sua potência máxima apresenta um brilho alaranjado.

(a) Quando a potência do queimador é reduzida, ele continua produzindo calor, mas o brilho alaranjado desaparece. Como essa observação pode ser explicada com relação a uma das observações fundamentais que levaram à noção de quanta?

(b) Suponha que a energia fornecida para o queimador possa ser aumentada além do nível máximo do fogão. O que se esperaria observar no que diz respeito à luz visível emitida pelo queimador? [Seção 6.2]

Passo 1

Acendam seus cosmos, Cavaleiros e Amazonas de Ouro!

Vale a ressalva de que a emissão de cor TAMBÉM ESTÁ RELACIONADA COM A RADIAÇÃO EMITIDA PELO CORPO e com sua TEMPERATURA.

Não será diferente com o metal do queimador de um fogão elétrico.

Passo 2

Não tem mistério neste conceito. Ao queimar Cosmo-Energia acumulada dentro de si, o corpo de um Cavaleiro ou Amazona recebe energia do Universo, que a converte para seus feitos por meio de transferência.

Isso naturalmente faz nossos corpos brilharem além de nos permitir emanar nossos golpes. Com outros objetos, não é diferente.

(a)

Pelo fenômeno de INCANDESCÊNCIA, quando um metal atinge certas temperaturas (muito elevadas), ele começa a vibrar mais e, consequentemente, emitir ondas eletromagnéticas no espectro visível devido a alta troca de energia recebido por elétrons (sendo que a energia radiante é proporcional à temperatura absoluta).

Quando o fogão é desligado, o metal para de receber energia para emissão eletromagnética, mas ainda mantém energia de agitação molecular (temperatura). Porém, os elétrons param de transmitir, em forma de ondas eletromagnéticas, fazendo com que o metal deixe de brilhar.

Esse experimento determina que a energia absorvida / liberada pelo metal (elétron) SÓ PODE SER FEITO EM “PEDAÇOS” de energia quantificáveis conhecidos como QUANTA.

(b)

Com a potência recebida no máximo e sem limite em relação à quantidade de energia recebida, o queimador seria equiparado a um CORPO NEGRO DE PLANCK que receberia radiação conforme a equação:

E   = ħ   × ν  

Significando que, QUANTO MAIOR O COMPRIMENTO DE ONDA EMITIDO PELO CORPO, MAIOR SERIA A ENERGIA PRODUZIDA POR ELE e, consequentemente, MAIOR A TEMPERATURA referida a esse corpo.

Nesse caso, com o aumento da temperatura, o queimador teria emissão MAIS PRÓXIMO DA EMISSÃO DE LUZ BRANCA (TODAS AS FREQUÊNCIAS – FREQUÊNCIAS COMPLETAS).

Resposta

(a) Quando o fogão é desligado, o metal para de receber energia de emissão eletromagnética em forma luminosa, mas ainda mantém energia de agitação molecular em forma de calor.

Esse conceito é aplicado ao QUANTA de acordo com a taxa proporcional gradativa de transferência energética que um corpo pode absorver ou emitir.

(b)

Com a potência recebida no máximo e sem limite em relação à quantidade de energia recebida, o queimador seria equiparado a um CORPO NEGRO DE PLANCK que receberia radiação conforme a equação → E   = ħ   × ν