Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Dê o nome sistemático dos compostos seguintes. Caso isômeros geométricos sejam possíveis, escreva o nome de cada um deles: (b) CH3CH=C(CH3)CH2CH3

Passo 1

A melhor forma de escrever o nome do composto e identificar se ele possui isômeros é desenhando a estrutura da molécula. A partir da fórmula mínima que nos foi dada é possivel encontrar a imagem abaixo:

Analisando o composto percebemos que ele possui uma ligação dupla, o que possibilita que a estrutura seja um isômero. O primeiro carbono está ligado a um hidrogênio e um grupo metil, já o segundo está ligado a um grupo metil e um etil. Nesse tipo de compostos temos duas opções, uma em que os grupos metil estão para o mesmo lado da ligação e outra em que eles estão em lados opostos.

Por apresentar essas duas opções o composto é um isômero geométrico, onde a estrutura cis é a que os grupamentos iguais estão para o mesmo lado e a trans é a que os grupamentos iguais estão em lados opostos, como podemos observar na figura abaixo.

Passo 2

Agora que já temos a estrutura e sabemos que o composto não é um isômero podemos dar o nome. Vale lembrar que o nome sistemático nada mais é do que a nomenclatura da IUPAC.

A nomenclatura segue a seguinte ordem:

posição das ramificações-ramificações-prefixo da cadeia principal de carbono-posição da ligação múltipla-sufixo da ligação

Segundo a ordem acima, o nome do composto é o cis-3-metil-pent-3-eno ou trans-3-metil-pent-3-eno.

Resposta

cis-3-metil-pent-3-eno ou trans-3-metil-pent-3-eno.

Exercícios de Livros Relacionados

Um aluno está descendo de skate uma rampa de 6,0 m de comprimento e in
Uma pessoa cujo peso é 5,20 10 2 N está sendo puxada para cima vertica
Calcule a integral. ∫     x e 2 x 1 + 2 x 2   d x
1. Verifique que a função dada é diferenciável.b) f x , y = x 4 + y 3
Calcule o centroide da área a seguir em termos das variáveis dos raios