Enunciado

Um orbital s e um orbital p em átomos diferentes podem se sobrepor para formar orbitais moleculares. Uma dessas combinações forma uma ligação σ e a outra é não ligante. Desenhe os diagramas que representam os dois tipos de superposição de orbitais que dão origem aos orbitais ligantes σ e não ligantes.

Passo 1

Muito bem galera, já sabemos que o orbital ligante a energia é construtiva.

Se estamos ligando um orbital s a um p, o orbital ligante terá uma maior quantidade de densidade eletrônica entre seus núcleos:

No caso do orbital antiligante, essa energia é destrutiva. E há uma subtração da densidade eletrônica entre seus núcleos:

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Escreva, com base na configuração da molécula neutra N 2 , a configuração dos orbitais moleculares de valência de (1)N 2 + ; (2)N 2 2 + ; (3)N 2 2 - . (b) Dê a ordem de ligação esperada para cada
Escreva as configurações eletrônicas da camada de valência e as ordens de ligação de C N e C N - . Use essa informação para prever que espécie tem a entalpia de ligação maior.
Como a teoria dos orbitais moleculares explica as ligações iônicas e as covalentes? (b) o grau de caráter iônicos das ligações foi relacionado à eletronegatividade no Capítulo 2. Como a eletronegativi
A configuração eletrônica do estado fundamental do íon B 2 x - é σ 2 s 2 ,σ 2 s * 2 ,π 2 p 3 . Qual é a carga do íon e sua ordem de ligação?
Escreva as configurações eletrônicas da camada de valência e as ordens de ligação de C O e C O + . Use essa informação para prever que espécie tem a entalpia de ligação maior.