Um palito de fósforo é aceso e mantido sob um pedaço frio de metal. As seguintes observações são feitas: (a) O palito queima. (b) O metal fica mais quente. (c) A água condensa sobre o metal, (d) A fuligem (carbono) é depositada no metal. Quais ocorrências são decorrentes de transformações físicas e quais são de transformações química?
Passo 1
Questão bem parecida com a anterior, não é mesmo? Só pra recapitularmos o que foi dito na última questão:
Processos físicos são caracterizados pela mudança de estado físico da matéria do composto. Por exemplo, quando temos a evaporação da água líquida, ou sua solidificação, são processos físicos! Esses processos tendem a ser reversíveis.
Os processos químicos, por sua vez, ocorrem por meio de uma reação química, sendo muito das vezes irreversíveis. Por exemplo, temos algumas reações, como a de queima de combustível, oxidação de um metal.
Bora!
Passo 2
Na letra (a), percebemos uma reação de combustão com o palito de fósforo, demonstrando ser uma transformação química irreversível.
Na (b), temos o aquecimento do estado físico da matéria do metal. Esse processo corresponde uma transformação física.
Na letra (c) a água de condensa, ou seja, altera de estado gasoso para o estado líquido, por conta da baixa temperatura do metal. Esse processo é uma transformação física.
Por fim, na letra (d), temos a fuligem que é depositada em cima do metal. A fuligem, por ser oriunda da reação de combustão do palito de fósforo, ela se trata de uma transformação química.
Viu, foi mais fácil do que imaginávamos!
Bora pra próxima!
Resposta
- Transformação química
- Transformação física
- Transformação física
- Transformação química