A primeira evidência de que gases nobre como Ar e Ne eram monoatômicos envolveram a interpretação de mediadas de suas capacidades caloríficas. Explique como a informação de e pode levar a tal conclusão.
Passo 1
E aí galerinha!! Beleza? Aqui temos uma questão bem bacana de Química, vamos lá?
Bom pessoal, primeiramente, sabemos que podemos relacionar os valores das capacidades caloríficas de acordo com as propriedades das moléculas. Outra coisa importante, é que a energia interna molar de um gás monoatômico ideal na em uma temperatura T é de Conseguimos observar uma variação na energia interna molar quando a temperatura T é alterada, por exemplo:
As capacidades caloríficas molares dos gases que são formados por moléculas (diferentes do átomos) são maiores daqueles que são gases monoatômicos, devido ao fato que as mesmas podem realizar uma reserva de energia, como: energia cinética de rotação e energia cinética de translação. O movimento de rotação das moléculas, daquelas que são lineares contribui com para a energia interna molar, totalizando . Ademais, para aquelas moléculas não-lineares, a contribuição devido a rotação é de , totalizando , portanto:
Moléculas lineares:
Moléculas não-lineares:
É isso galera, espero que tenha ficado tudo claro!
Essa resolução te ajudou? Responde Aí! Até a próxima, tchaaaaau!!
Resposta
Resposta nos passos