A reação A₂+ B₂ ⇌ 2AB tem uma constante de equilíbrio Kc = 1,5 Os diagramas a seguir representam misturas de reação que contêm moléculas A₂ (vermelho), B₂ (azul) e AB. (a) Que mistura reacional está em equilíbrio? (b) Para as misturas que não estão em equilíbrio, como a reação vai prosseguir para atingir o equilíbrio?

Passo 1

Vamos lá!

De praxe, precisamos saber que:

K c = P r o d u t o s n R e a g e n t e s n

K c > 1   S e   P r o d u t o s n é   m a i o r   q u e   R e a g e n t e s n

K c = 1   S e   P r o d u t o s n é   i g u a l   à   R e a g e n t e s n

K c < 1   S e   P r o d u t o s n é   m e n o r   q u e   R e a g e n t e s n

Vamos pra questão!

Passo 2

Analisando a reação dada pela questão e sua constante de equilíbrio, vemos que ela é de (1,5). Ou seja, sua equação de equilíbrio será:

K c = P r o d u t o s n R e a g e n t e s n

1,5 = A B 2 A 2 1 . B 2 1

Assim, basta contarmos quantas esferas de reagentes e produtos tem em cada figura, e jogar na fórmula. A proporção de 1,5 que será encontrada é a resposta esperada.

Dessa forma, respondendo a letra (a), vemos que, após olhar as figuras, apenas a figura II está em equilíbrio, pois ela é a única que apresenta o valor correspondendo de Kc.

Agora, a letra (b)!

Na letra (b), para que a figura I chegue ao equilíbrio, a reação deve ser deslocada para o sentido inverso, o de formação de reagentes, pois apresenta um Kc maior que 1,5.

Por fim, em relação à figura III, a reação deve ser deslocada para o sentido direto, o de formação do produto, visto que o equilíbrio apresenta um Kc menor que 1,5.

Bora continuar!

Resposta

  1. A mistura reacional da figura II está em equilíbrio.
  2. Figura I: Será deslocado para o sentido inverso. A figura III será deslocada para o sentido direto.