Para uma reação de oxidação-redução, diferencie brevemente entre:

(a) equilíbrio e equivalência.

(b) um indicador redox verdadeiro e um indicador específico.

Selvaaaaaaaaaa galerinha, isso mesmo selva haha, tudo certinho??

“Hulk esmaga”, Bora esmagar essa questãozinha comigo?

a) Para uma reação de oxidação/redução, Equilíbrio e Equivalência podem ser distinguidos como:

Equilíbrio: O ponto em que o potencial do eletrodo de todos os pares redox se torna idêntico é chamado de equilíbrio. Isso ocorre independentemente do sistema de eletrodos. A reação pode ocorrer direta ou indiretamente na solução ou célula galvânica. Isto também se aplica independentemente do número de semi-reações que ocorrem no sistema.

Como E d i r e i t a   e   E e s q u e r d a é igual no equilíbrio, Portanto:

E c e l u l a = E d - E e

Onde

E c é l u l a é o potencial de eletrodo da célula,

E d é o potencial do eletrodo do eletrodo do lado direito,

E e é o potencial do eletrodo do eletrodo do lado esquerdo.

Equivalência: O ponto em que as razões de concentração para as duas espécies de produtos e as duas espécies de reagentes são conhecidas é chamada de equivalência química.

O potencial de equivalência  E e q   é dado como

E e q = E d 0 + E e 0 2

onde,  E d 0 é potencial de eletrodo padrão do eletrodo do lado direito,  E e 0 é potencial de eletrodo padrão do eletrodo do lado esquerdo.

b) Para uma reação de oxidação/redução, o indicador de redução/oxidação verdadeiro e o indicador específico podem ser distinguidos como:

Indicador de redução/oxidação verdadeiro: Geralmente um indicador de redução/oxidação verdadeiro muda de cor ao ser reduzido/oxidado.

A mudança de cor depende apenas do potencial do sistema e é independente da natureza química do analito.

Por exemplo, azul de metileno e difenilamina são indicadores comumente usados ​​nas titulações redox.

Indicador específico: Ao contrário de um verdadeiro indicador de redução/oxidação, a mudança de cor depende da natureza química do analito.

O melhor exemplo é amido formando complexo preto azul com íon triiodeto.

O complexo só muda de cor sempre que o iodo é produzido ou consumido no sistema de reação.

“OK, isso foi legal.”

Vide a explicação.

Como uma curva de titulação redox é gerada através do uso de potenciais padrão de eletrodo para as espécies do analito e do titulante volumétrico?
Sob quais circunstâncias uma curva de titulação redox é assimétrica ao redor do ponto de equivalência?
Defina brevemente o potencial de eletrodo de um sistema que contém dois ou mais pares redox.
O que a condição de equilíbrio em uma reação de oxidação-redução apresenta como característica específica?
Calcule os potenciais das seguintes células. Se a célula estiver em curto-circuito, indique a direção da reação espontânea da célula. (a) Z n Z n 2 + 0,0955m o lL - 1 |C o 2 + 6,78 × 10 3m o lL - 1 |C