A seguinte estrutura de Lewis parcial representa uma molécula de um hidrocarboneto. Na estrutura de Lewis completa, todos os átomos de carbono satisfazem a regra do octeto e não há pares de elétrons não compartilhados na molécula. As ligações carbono-carbono são classificadas como 1, 2 e 3. (a) Quantos átomos de hidrogênio existem na molécula? (b) Disponha as ligações carbono-carbono em ordem crescente de comprimento de ligação. (c) Disponha as ligações carbono-carbono em ordem crescente de entalpia de ligação. [Seções 8.3 e 8.8]

Passo 1

Faaala, galera!!! Precisamos, antes de tudo, lembrar que o carbono é um elemento que fica estável com 8 elétrons na camada de valência, seguindo a regra do octeto, e possui 4 elétrons na camada de valência. Assim, temos que, para que o mesmo fique estável, além das ligações com os outros carbonos, é necessário que eles realizem ligações com hidrogênios.

Logo, teríamos que, para o Carbono 1, como ele já realiza uma ligação dupla, tendo 4 elétrons, ele precisa de mais 4, realizando mais 2 ligações com Hidrogênio (+ 2 H). Para o segundo carbono, ele já possui 6 elétrons, precisando de mais 2. Assim, realiza uma ligação com Hidrogênio (+ 1 H). Para o terceiro, ele já possui estabilidade, tendo os 8 elétrons, não precisando de mais ligações com hidrogênio. Por fim, o carbono 4, tem 6 elétrons, realizando uma ligação tripla, ou seja, precisa de mais uma ligação com hidrogênio (+ 1 H). Concluindo, precisaríamos de mais 4 hidrogênios, tendo:

Passo 2

Em ordem de comprimento de ligação, teremos 3

Resposta

a) 4 hidrogênios.

b) 3

c) 2