Em quais das seguintes reações a constante de equilíbrio depende das unidades de concentração?
a)
b)
c)
Passo 1
E aí galerinha!! Beleza? Aqui temos uma questão bem bacana de Química, vamos lá?
Pessoal, primeiramente para responder esse exercício, precisamos relembrar de um conceito básico sobre a constante de equilíbrio e suas unidades de concentrações, a chave para a resolução do mesmo, depende diretamente desse conceito, mas qual é?
Passo 2
Bom, você se lembram que para montarmos a expressão da constante de equilíbrio, as unidades de concentração: líquidas e sólidas puros, não entram? Não lembram? Isso se deve ao fato que eles possuem concentração constante e já estão inclusas na constante de equilíbrio, portanto, não é necessário colocar. Mas o que isso tem a ver com o exercício?
Esse conceito era super importante relembrar, agora vamos responder o nosso exercício!
Passo 3
Observando as três equações correspondentes as letras: a, b e c. Podemos observar que as suas unidades de concentrações são gasosas, mas o que isso significa? Isso significa que a constante de equilíbrio será dependente de todas elas, devido a esse fato. Vale ressaltar que a constante de equilíbrio, também dependem das unidades de concentrações naquelas que são aquosas, entretanto, as reações dependentes podem ser: gasosas (assim como estão no exercício), aquosas e um misto delas (gasosas + aquosas). É isso pessoal, até mais!
Essa resolução te ajudou? Responde Aí! Até a próxima, tchaaaaau!!
Resposta
Observando as três equações correspondentes as letras: a, b e c. Podemos observar que as suas unidades de concentrações são gasosas, mas o que isso significa? Isso significa que a constante de equilíbrio será dependente de todas elas, devido a esse fato. Vale ressaltar que a constante de equilíbrio, também dependem das unidades de concentrações naquelas que são aquosas, entretanto, as reações dependentes podem ser: gasosas (assim como estão no exercício), aquosas e um misto delas (gasosas + aquosas).