Enunciado

Ao serem aquecidos, cristais azuis de C u S O 4 .   5 H 2 O liberam a água de hidratação. Quantas fases e quantos componentes existem num balão fechado e aquecido que só contém, no estado inicial, o sulfato hidratado?

Passo 1

Eeaaaii meus fechamentos... bora firme pra mais uma questãozinha.

Temo mais um exercício aqui totalmente teórico e conceitual... e isso que torna-o chato e as vezes até difícil demais.

Mas bora pra cima!

Bom, temos aqui o sulfato de cobre pentahidratado; de forma que vamos tentar desidrata-lo.

Passo 2

Bom, essa reação seria mais ou menos assim(sem balangamento nem nada):

C u S O 4 .   5 H 2 O ( s ) → C u S O 4 s + H 2 O ( v )

É importante notar que, o sulfato de cobre é um sal que ao ser dilúido em água formará um líquido azul maravideuso.

Então, ao desidratarmos essa criatura, teremos somente um pozinho meio esbranquiçado.

Isso nos indica então, que teremos duas fases nesse balão, o pó e o vapor de água.

Concorda comigo?? Show!

Passo 3

Beleza, sabemos que temos duas fazes.

Agora, quantos componentes??

Bom, se a definição de componente estiver bem quentinha na cabeça, você de imediato vai reparar que, o sulfato pentahidratado é dependente dos outros dois constituintes (sulfato de cobre e água).

O que implica que nos restaram dois constituintes que podem ser os nossos componentes, pois esses sim são independentes no sistema e estão cada um em uma fase diferente.

Portanto, esses dois carinhas serão os nossos componentes nesse sistema doido.

Tranquilo?? Muitos conceitos, bem chatinho... tipo de questão que vira a gente de ponta cabeça.... Mas é isso aí! Seguimos!!

Resposta

Portanto,

C = 2

E

P = 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O diagrama de fases do hélio é mostrado abaixo. (a) Qual é a temperatura máxima na qual o hélio-II superfluido pode existir? (b) Qual é a pressão mínima na qual o hélio sólido pode existir? (c) Qual o
Use o diagrama de fases do dióxido de Carbono (Fig 9.7) para predizer o que aconteceria a uma amostra gasosa de carbono em -50°C e 1 atm, se sua pressão subisse, de repente até 73 atm em temperatura c
Use o diagrama de fases do Hélio do exercício 9.15 para (a)descrever as fases em equilíbrio e cada um dos pontos triplos do hélio; (b) decidir que fase líquido é mais densa, hélio-I e hélio-II.
Use o diagrama de fases do Carbono, do exercício 9.16 para (a) Descrever as transições de fase que o carbono experimentaria se fosse comprimido, em temperatura de 2000K de 100 atm até 1x 106 atm; (b)
19 – O óxido de magnésio e o óxido de níquel suportam bem as temperaturas elevadas. Ambos, quando a temperatura é suficientemente ata, se fundem, e o comportamento das respectivas misturas é de grande