Enunciado

Diga, no caso dos seguintes óxidos, se o composto é ácido, básico ou anfotérico:

(a) NO2; (b) Al2O3; (c) B(OH)3; (d) MgO

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Vamos relembrar alguns conceitos!

Os óxidos são os compostos que contêm o oxigênio com o número de oxidação - 2 . Logo, ele precisa ser o átomo mais eletronegativo do composto.

Os óxidos podem ainda ser subclassificados das seguintes formas:

  • Ácidos
  • Básicos
  • Neutros
  • Anfóteros
  • Mistos

E pra fazer essa classificação deles, tem algumas regrinhas:

Óxidos ácidos (ou anidridos):o oxigênio está ligado a ametais. O óxido ácido reage com água gerando ácido, baixando o pH do meio.

Óxidos básicos:o oxigênio está ligado a metais das famílias 1A, 2A ou alguns metais de transição com NOx +1 ou +2, assim como os metais das famílias 1A e 2A . O óxido básicoreage com água gerando base, elevando o pH do meio.

Óxidos neutros:são, por via de regra, apenas 3 casos: H2O NO, CO, N2O (pra memorizar, a frase: “água no convite”.). Não reagem com água.

Óxidos anfóteros:o oxigênio geralmente está ligado a Zn, a Al, ou a metais com NOx elevado (+3 ou +4), ou aos semimetais, com exceção de boro, B, e silício, Si, que formam óxidos ácidos (logo, Ge, As, Sb, Te e Po). Não reagem com água, mas reagem com ácidos e bases fortes, sendo solubilizados.

Óxidos mistos:são misturas de óxidos metálicos da forma M3O4, em que o NOx do metal é +8/3.Ex: Fe3O4.

Passo 2

Pros óxidos do enunciado, temos:

(a) NO2 (dióxido de nitrogênio), temos um oxigênio ligado a um ametal (nitrogênio), logo é um óxido ácido: reage com água pra formar o ácido nítrico (e NO como subproduto):

3 N O 2 + H 2 O → 2 H N O 3 + N O

(b) Al2O3 (óxido de alumínio), temos um oxigênio ligado ao alumínio, logo é um óxido anfotérico. Pela regra dos óxidos anfóteros (NOx +3).

(c) B(OH)3 (ácido bórico), temos um oxigênio ligado a um ametal (boro), logo é um óxido ácido, pois reage com água e reduz seu pH, da seguinte forma:

B ( O H ) 3 + H 2 O → B ( O H ) 4 - + H +

(d) MgO (óxido de mágnesico), temos um oxigênio ligado a um metal (magnésio), logo é um óxido básico, pois reage com água, gerando hidróxido de magnésio, e eleva seu pH, da seguinte forma:

M g O + H 2 O → M g ( O H ) 2

Mg(OH)2 se dissocia parcialmente em água, liberando íons OH-.

Resposta

(a) Ácido

(b) Anfotérico

(c) Ácido

(d) Básico

Ver Outros Exercícios desse livro