Enunciado

Uma substância nova, desenvolvida em laboratório, tem as seguintes propriedades: ponto de fusão normal, 83,7 °C; ponto de ebulição 177°C; ponto triplo, 200 Torr e 38,6°C. (a) Esboce o diagrama de fases aproximado e identifique as fases sólido, gás e as linhas de limite das fases sólido-líquido, líquido-gás e sólido gás. (b) Esboce uma curva de resfriamento aproximado para uma amostra, em pressão constante, começando em 500 Torr e 2,5°C e terminando em 200°C.

Passo 1

Primeiro, para esboçar o gráfico, vamos pensar no que a gente tem de informação:

Ponto triplo: 200 Torr e 38,6°C

Ponto de ebulição normal: 177°C

Ponto de fusão normal: 83,7 °C

Vamos começar desenhando o ponto triplo

Então, temos o ponto em que as três substâncias coexistem.

Passo 2

Vamos desenhar duas retas agora, a do ponto de fusão e do ponto de ebulição.

Agora que colocamos todas as informações no gráfico, vamos começar a desenhar. A linha verde representa o limite de temperatura da parte do gás, enquanto a vermelha, da parte sólida.

Passo 3

Como é só um esboço, vamos desenhar uma linha aleatória das duas linhas até o ponto triplo. (Já que nenhuma informação da Pressão nos foi dada)

Passo 4

Agora que já identificamos as linhas, vamos colocar a identificação das fases. Sabendo que abaixo da linha onde é o máximo da ebulição é a fase gás e a fase acima da linha de fusão é o sólido.

Passo 5

Finalmente, iremos para o item b, onde desenharemos uma curva de resfriamento.

A pressão constante, variando de 2,5 a 200°C.

Temos portanto, em azul, a nosso resposta. (Reparem que tivemos que mudar a parte da curva do sólido para coincidir.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Descreva as mudanças de fase que ocorrem quando uma solução líquida de 4 m o l de B 2 H 6 (ponto de fusão a 131 K ) e 1 m o l de C H 3 O C H 3 (ponto de fusão a 135 K ) é resfriada de 140 K até 90 K .
O tetrafluoreto de urânio se funde a 1035°C e o tetrafluoreto de zircônio se funde a 912°C. Os dois sais formam uma série continua de soluções sólidas, com uma temperatura de fusão mínima de 765°C e c
Esboce as curvas de resfriamento para as isopletas a e b da Fig. 6.41
Esboce as curvas de resfriamento para as isopletas a e b da Fig. 6.42
Dois liquidos, A e B, são parcialmente miscíveis abaixo de 52,4°C. A concentração crítica, na temperatura crítica superior, é x=0,459 , onde x é a fração molar de A . A 40,0°C, as duas soluções em equ