Enunciado

A tabela seguinte dá as pressões de vapor de soluções de iodoetano (I) e acetato de etila (II), a 50°C. Calcule o coeficiente de atividade dos dois componentes com base (a) na lei de Raoult e (b) na lei de Henry, tomando I como o soluto.

Passo 1

Opaaaaa, gente!!! Mais uma vez nós aqui na quântica que quero mostrar pra vocês que vocês são tão capazes quanto qualquer outra pessoa de conseguir resolver esses problemas! Então, vem comigo!

(a) Primeira coisa aqui é a gente lembrar como vamos escrever a Lei de Raoult e de Henry para calcular os valores dos coeficientes de atividade, beleza?

As equações que regem a lei de Raoult são essas aí de baixo:

α = p / p *

a = γ x

γ = p / x p *

Para Henry, temos:

α = p / K

γ = p / x K

Passo 2

Próximo passo é a gente observar as pressões de vapores dos componentes PUROS que são dados na tabela, certo?

p I * = 47,12 k P a

p A * = 37,38   k P a

Passo 3

(b) As constantes da Lei de Henry são determinadas quando a gente faz um gráfico plotando os dados que nos foram concedidos na questão extrapolando a baixa concentração até x = 1. Os dados plotados está sendo mostrado pra vocês aí no gráfico abaixo. K A e K I são estimadas graficamente pelas tangentes em x I = 1 e x I = 0 , respectivamente. Os valores que você encontrará são aproximadamente K A = 60,0   k P a e K I = 62,0   k P a .

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A pressão de vapor do benzeno, a 60,6 ℃ ℃, é de 53,3k P a , mas cai a 51,5k P a quando 19g de um composto orgânico não-volátil são dissolvidos em 500g de bezeno. Calcule a massa molar do composto.
Com os dados do exercício 5.3b. Estime a pressão parcial do vapor do componente B em equilíbrio com sua solução A quando a molalidade de B for 0 , 25m o lk g - 1 . A massa molar de A é 74,1gm o l - 1
A 310 K, as pressões parciais de vapor de uma substância B dissolvida num líquido A são as seguintes:Mostre que a solução segue a lei de Henry sobre esse intervalo de frações molares e calcule a const
Depois de algumas semanas de uso, a pressão do gás na unidade mencionada no exercício anterior caiu a 2atm. Estime a molaridade do gás na água que a unidade gaseificadora produz com essa pressão.
A 300 K, as pressões parciais de vapor do HCl (isto é, as pressões parciais de HCl no vapor) em equiíbrio com o tetracloreto de germânio líquido são as seguintes:Mostre que a solução segue a lei de He