Como a teoria atômica de Dalton explica o fato de que quando 1,000 g de água é decomposto em seus elementos, são obtidos O,111 g de hidrogênio e 0,889 g de oxigênio independentemente da fonte da água?

Passo 1

É importante lembrar que, de acordo com a Teoria atômica de Dalton, o átomo, além de INDIVISÍVEL, seguia, por regra, PROPORÇÕES PEQUENAS, CONTÍNUAS E INTEIRAS (não havia, por exemplo, 1,5 átomos de determinado elemento em um composto)

Ou seja, na formação de um composto químico, os elementos que os compõem sempre estão presentes em PROPORÇÕES BEM DEFINIDAS

Por exemplo:

reagindo 2,0 g de H com 16,0g de O SEMPRE HAVERÁ A FORMAÇÃO DE H2O na reação (SOMENTE)

Se usarmos 4,0g de H e 16,0 de O, teremos a mesma qtde de H2O que antes, mas sobrarão 2,0 g de H

E, todas as vezes que quisermos formar H2O, a razão entre as massas de Hidrogênio e Oxigênio DEVE SER de 1:8. Sendo assim...

Resposta

A teoria atômica de Dalton afirma, pela Lei das Proporções Constantes, que o número relativo e os tipos de átomos em um composto são imutáveis, não importando sua origem.

Portanto, em 1,0g de H2O, pura, por exemplo, deverão SEMPRE conter as mesmas quantidades relativas de hidrogênio e oxigênio, não importando sua fonte.