Use os valores experimentais de e para que se encontram na Tabela 2.7 e ache os valores a e b de van der Waals a partir das fórmulas dadas no problema 2.23. Aqueles devem concordar com os valores na Tabela 2.5. Depois utilize um outro par de valores críticos, tais como e , e encontre a segunda série de valores a e b. Qualquer diferença nas duas séries significa uma falha da equação de van der Waals.
Passo 1
E aí galerinha!! Beleza? Aqui temos uma questão bem bacana de Química, vamos lá?
Primeiramente, vamos separar todos os dados necessários para resolver:
Passo 2
Beleza, agora vamos para a primeira parte do exercício, que é utilizar as equações do problema 2.23 para encontrar as constantes a e b:
Passo 3
Primeiramente, vamos começar por b, mas para isso precisamos dividr uma equação pela outra para termos apenas uma variável, saca só!
Agora que isolamos “b” é só substituir os dados na equação, bora lá
Agora que encontramos “b”, é só substituir em qualquer uma das fórmulas para encontramos o valor de “a”, chega mais!
Finalizamos a primeira parte do exercício e chegamos à conclusão que os primeiros valores de a e b não concordam com a Tabela 2.5, mostrando uma falha na equação de van der Waals
Passo 4
Bom, vamos para a segunda parte do exercício, realizando a segunda série de valores críticos para a equação de van der Waals, mas para isso, vamos separar alguns dados:
Primeiramente, vamos encontrar o “b” pela seguinte fórmula:
Agora, iremos encontrar o “a” pela seguinte fórmula:
Finalizamos a segunda parte do exercício e chegamos à conclusão que os primeiros valores de a e b não concordam com a Tabela 2.5, mostrando uma falha na equação de van der Waals
Essa resolução te ajudou? Responde Aí! Até a próxima, tchaaaaau!!