Verifiquemos a pressão numérica da equação de estado van der Waals e a importância relativa de cada termo para o acima de sua temperatura crítica. Utilize os valores de a e b na Tabela 2.5 e compare os valores que você calculou com aqueles da Fig. 2.20. Considere para todos os cálculos. Primeiro resolva para a pressão P. Até que ponto isso pode ser comparado com a Fig. 2.20? Repita essas etapas para . O que se pode concluir sobre a precisão da equação de van der Waals acima da temperatura crítica?
Passo 1
E aí galerinha!! Beleza? Aqui temos uma questão bem bacana de Química, vamos lá?
Primeiramente, vamos separar todos os dados necessários para resolver:
Passo 2
Galera, primeiramente vamos calcular a pressão P, utilizando a equação de van der Waals, mas para isso, precisaremos separar mais alguns dados:
Equação de van der Waals:
Passo 3
Beleza pessoal, agora é só substituir os dados na fórmula:
Passo 4
Show de bola galera, com esse cálculo do passo 3, já matamos as duas questões ao mesmo tempo, a primeira delas é saber até qual ponto poderemos comparar a pressão P com a Fig. 2.20, a resposta é:
A pressão P, pode ser comparada até o ponto D no qual que já está acima de sua temperatura crítica (, podemos concluir também que o volume dos líquidos é alterado muito lentamente de acordo com a pressão.
A segunda questão, apresenta o que podemos concluir sobre a precisão da equação de van der Waals acima da temperatura crítica? A equação de Vander Waals para essas temperaturas acima e próximas da temperatura crítica relativamente à equação do gás ideal. A equação do gás ideal não prevê a existência da temperatura crítica, enquanto a equação de van der Waals prevê essa temperatura através de uma isoterma.
Essa resolução te ajudou? Responde Aí! Até a próxima, tchaaaaau!!
Resposta
A pressão P, pode ser comparada até o ponto D no qual que já está acima de sua temperatura crítica (, podemos concluir também que o volume dos líquidos é alterado muito lentamente de acordo com a pressão.
A equação de Vander Waals para essas temperaturas acima e próximas da temperatura crítica relativamente à equação do gás ideal. A equação do gás ideal não prevê a existência da temperatura crítica, enquanto a equação de van der Waals prevê essa temperatura através de uma isoterma.