Separação Magnética

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Lembra das misturas heterogêneas? Isso mesmo, aquelas que tem mais de uma fase. Mesmo a gente conseguindo ver mais de uma fase, a separação dos componentes dessa mistura pode ser difícil. Por exemplo, se tivermos uma mistura de sal e areia, a gente consegue ver que tem duas substâncias ali, mas ainda assim não é fácil separar o sal da areia, teríamos que ficar horas e mais horas ali catando hahahaha.

A separação magnética é um método de separação de misturas heterogêneas e é muito utilizada quando todos os componentes da mistura são sólidos. A ideia é simples: Quando a mistura tem um componente metálico podemos usar um imã para separar ele do resto:

O imã vai atrair apenas o metal e assim a gente obtém os componentes separados.

Irado, não é? Mas fica atento a uma coisinha, esse método é muito bom quando temos apenas um metal constituindo a mistura, porque se tivermos mais de um metal o imã vai atrair todos e depois teríamos que utilizar um outro método para separar os metais, sacou?

Ah, é comum ouvirmos também o nome imantação. Quando ouvir não se assusta é exatamente a mesma coisa que separação magnética, só um outro nome.

Um exemplo no qual a separação magnética é utilizada é quando temos uma mistura de areia e ferro:

A separação magnética é só um entre diversos tipos de métodos de separação de misturas. Se quiser saber mais dá uma conferida lá no tópico Métodos de separação de misturas dentro do assunto Soluções e Separação de Misturas, temos muito conteúdo legal =)

Conteúdos Complementares

Conceitos de Soluções e Separação de Misturas

Substâncias Puras Substâncias Simples e Compostas Movimento Browniano

Fórmulas de Soluções e Separação de Misturas

Fórmula da Titulação Fórmula da Molaridade