Afinidade Eletrônica

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Hoje vamos falar de uma propriedade muito importante dos átomos: a afinidade eletrônica. Basicamente, a afinidade eletrônica é o quanto um átomo tem afinidade com um elétron. Imagina que temos um átomo lá bonitinho e aí um elétron externo passa por ele, a afinidade eletrônica vai medir o quando o átomo gostaria de ganhar esse elétron novo, sacou?

O que acontece com um átomo neutro quando ele ganha um elétron? Isso mesmo, ele vira um ânion, então em uma linguagem mais química a afinidade eletrônica mede a tendência de um átomo em virar um ânion.

Existem formas de sabermos se um átomo tem maior ou menor tendência de receber um elétron, ou seja, se o átomo tem maior ou menor afinidade eletrônica. Para isso temos que olhar três coisas: carga nuclear efetiva, raio atômico e configuração eletrônica.

  • Carga nuclear efetiva: Quando o átomo tem alta carga nuclear é como se seu núcleo fosse mais potente e atraísse mais fortemente os elétrons e assim, quanto maior a carga nuclear efetiva, mais fácil é a entrada de um novo elétron e maior a afinidade eletrônica
  • Raio atômico: O efeito do raio atômico é um pouco mais complicado, porque ele pode influenciar de modos contrários. Se liga só:
  • Quando o raio atômico é muito grande, o elétron novo adicionado vai ficar longe do núcleo e a atração elétron-núcleo será fraca e isso pode dificultar a entrada do elétron no átomo. Mas por outro lado, o raio atômico sendo muito grande os elétrons podem ficar mais espaçados, diminuindo a repulsão elétron-elétron e isso facilitaria a entrada de um elétron novo no átomo.

    Viu como o raio do átomo produz efeitos contrários na afinidade eletrônica? Para sabermos como o raio atômico vai influenciar teremos que analisar cada caso para saber qual o efeito que prevalece em cada átomo, beleza?

  • Configuração eletrônica: Aqui na configuração eletrônica estamos considerando como os átomos estão distribuídos nos orbitais, se estão emparelhados, que aumenta a repulsão entre os átomos, ou desemparelhados, beleza?

Ainda tem como sabermos a afinidade eletrônica olhando a tabela periódica: As afinidades eletrônicas são maiores à direita da Tabela Periódica, com exceção dos gases nobres.

Esse é o conceito de afinidade eletrônica, curtiu?

Continua com a gente para mais conteúdos irados =)

Conteúdos Complementares

Conceitos de Tabela Periódica

Massa Atomica Número de Massa Íons