Enunciado

Escreva um programa que leia do usuário o nome e a idade, e que retorne a frase: “Olá fulano, meu nome é Python e eu tenho x anos. ” onde fulano e x são, respectivamente, o nome e o dobro da idade da idade recebida.

Passo 1

Fala aí! Cara, nesse exercício, a gente precisa saber o nome e a idade do usuário. Pra isso, vamos usar a função input() pra perguntar cada um dos dados pro usuário.

Se liga que na idade a gente converteu o resultado da função input() pra inteiro. A função input() sempre retorna um string, mas a gente vai precisar fazer operações matemáticas com a idade (multiplicar por dois, já que o enunciado fala do “dobro da idade”). Viu? A gente precisa pensar nos próximos passos desde o início da nossa resolução. Vamos calcular o dobro da idade agora.

Passo 2

Agora que a gente já tem a idade no formato numérico, a gente pode criar uma nova variável e guardar nela a idade multiplicada por 2.

Beleza! Agora que já temos os dados necessários, a gente só precisa exibir pro usuário!

Passo 3

Agora que já temos os dados, vamos exibir o formato que o enunciado pede. Mas se liga, mano, que a gente tem que colocar o nome da pessoa no lugar de “fulano” e colocar o dobro da idade no lugar de “x” na string. Pra colocar o nome, basta a gente fazer uma concatenação.

Mas se liga que pra colocar a idade, a gente precisa de uma treta a mais. Isso porque a variável “dobro_idade” tá guardando um valor numérico, e não é possível concatenar números com strings, somente string com string. Por isso, a gente precisa converter os dados numéricos pra string. E pronto! Matamos a questão!

Te espero na próxima!

Resposta

Exercícios Relacionados