Exercícios Resolvidos de Termos e Símbolos ISA

Ver Teoria

Enunciado

Um técnico de manutenção está lendo o fluxograma de uma instalação industrial quando se depara com a figura acima. Sabendo-se que o fluxograma foi realizado com base na Norma ISA 5.1, esse é um instrumento de medição e registro de:

  1. Temperatura no painel, com transmissão elétrica
  2. Temperatura no painel, com transmissão pneumática
  3. Pressão no painel, com transmissão elétrica
  4. Pressão no painel, com transmissão pneumática
  5. Nível no painel, com transmissão elétrica

Passo 1

Para resolver essa questão, devemos identificar três coisas principais: qual a variável do processo, onde os instrumentos esyão localizados e qual o tipo de sinal entre os dois instrumentos.

Vamos uma coisa de cada vez. A variável do processo é sempre indicada pela primeira letra das etiquetas. Olhando para a figura, podemos ver que a primeira letra é “T” indicando temperatura.

Passo 2

A segunda coisa que devemos identificar, é o local dos equipamentos. Isso é indicado pelo tipo de linha no centro da etiqueta.

Como na imagem vemos que existe uma única linha contínua no centro das etiquetas, isso indica que o indicador e o registrador se encontram no painel.

Passo 3

Por fim, devemos identificar o tipo de sinal do indicador para o registrador. Isso pode ser feito analisando o tipo de linha que existe entre os dois símbolos.

Os tipos de sinais estão descritos na tabela abaixo:

Na figura da questão, vemos que a linha entre o indicador e o registrador é tracejada, indicando um sinal elétrico.

Resposta

  1. Temperatura no painel, com transmissão elétrica