Enunciado

Com base na Figura 1.29 , determinar os vetores a seguir, expressando-os com origem no ponto A :

O G → - H O →

Passo 1

Vamos lá, vamos primeiro localizar os vetores O G → e H O → da figura, onde o vetor O G → começa no ponto O e termina no ponto G e o vetor H O → começa no ponto H e termina no ponto O :

Temos que o vetor - H O → é igual ao vetor O H → , assim ficamos com:

O G → - H O → = O G → + O H →

Vamos modificar na figura:

Como queremos expressar com origem no ponto A vamos deslocar o vetor inicial O G → para esse ponto:

Passo 2

Para calcular a soma devemos colocar o ponto de término do vetor O G → = A F → tocando o ponto de início do vetor O H → , vamos então deslocar o vetor O H → :

Agora a soma desses dois vetores é o resultado o ponto de início do primeiro vetor, A F → , com o ponto de término do último vetor, F O → :

O que nos resulta no vetor:

O G → - H O → = O G → + O H → = A F → + F O → = A O →

Resposta

O G → - H O → = A O →

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Demonstre que as diagonais de um paralelogramo se cortam ao meio. (Sugestão: Sejam M e N os pontos médios das duas diagonais do paralelogramo. Mostre que o vetor M N → = 0 → , então conclua que M = N)
Quais são as coordenadas do ponto P’, simétrico do ponto P = (1, 0, 3) em relação ao ponto M = (1, 2, −1)? (Sugestão: O ponto P’ é tal que o vetor M P ' → = - M P → ).
Verifique se o vetor U e combinação linear (soma de múltiplos escalares) de V e W:V = (9, −12, −6), W = (−1, 7, 1) e U = (−4, −6, 2);V = (5, 4, −3), W = (2, 1, 1) e U = (−3, −4, 1).
Demonstre que o segmento que une os pontos médios dos lados não paralelos de um trapézio é paralelo às bases, e sua medida é a média aritmética das medidas das bases. (Sugestão: Mostre que M N → = 1 2
Dados A B → = a → , B C → = b → e C D → = c → , determine, em função de a → , b → e c → , os vetores A X → e F X → , sabendo que E X → = 1 4 E B → .